Integra Terê: Executivo apresenta o sistema completo de integração do transporte público na Câmara de Vereadores

Compartilhar:

Executivo apresenta o sistema completo de integração do transporte público na Câmara de Vereadores. Proposta é implantar o bilhete único e a tarifa única municipal

O Prefeito Vinicius Claussen apresenta nesta quarta-feira, 4, às 19 horas, em audiência pública na Câmara Municipal, o projeto de reestruturação do transporte coletivo de Teresópolis e o plano de ação para a implantação completa do Programa Integra Terê – Sistema Integrado de Transporte Público e Mobilidade Urbana.

“A apresentação em audiência pública de projetos importantes para a população é uma iniciativa da nossa gestão. Com essa medida, queremos dar mais transparência aos atos do Executivo, buscando sempre a parceria do Legislativo para ações conjuntas pelo desenvolvimento socioeconômico de Teresópolis”, explica o Prefeito Vinicius Claussen.

Estudo minucioso, feito por equipe de engenharia de transporte da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), segue modelos implantados com sucesso em vários municípios, mas foi adequado à realidade de Teresópolis.

A proposta é que, a partir de janeiro de 2020, sejam implementados o bilhete único municipal e a tarifa única de transporte. Com a integração, em um intervalo de duas horas os usuários do transporte coletivo poderão fazer três viagens no mesmo sentido, pagando apenas uma passagem.

Outros benefícios esperados são maior oferta de linhas e mais facilidade de acesso a todas as regiões do município; redução do tempo de espera e dos congestionamentos, especialmente no centro da cidade, e viagens mais rápidas. Quem mora no interior gastará menos com transporte: a tarifa rural e urbana será única e não será mais necessário pagar mais de uma passagem para acessar qualquer ponto da cidade. Portanto, a integração vai colaborar diretamente para o aumento da empregabilidade da população rural.

No modelo atual, a maioria das linhas converge para o centro da cidade. Pelo novo sistema tronco-alimentado, serão criados itinerários dentro dos bairros (linhas alimentadoras) até o ponto de integração. Desses pontos, sairão as chamadas linhas troncais de integração com o centro da cidade.

“Atualmente, um morador de Vargem Grande com destino ao bairro do Alto espera até uma hora pelo ônibus e gasta duas passagens. Com o Integra Terê, o tempo de espera no horário de pico cairá para 35 minutos e o tempo de deslocamento terá uma redução média de 20 minutos. Isso tudo pelo preço de apenas uma passagem”, o Prefeito esclarece.

“Em breve, a cidade passará por algumas intervenções viárias para adequar a estrutura atual para o sistema de integração. Por exemplo, a construção de abrigos de passageiros, implantação de novos semáforos e de sinalização horizontal e vertical e criação de pontos de carga e descarga, entre outras medidas”, adianta Marcos Antonio da Luz, secretário municipal de Segurança Pública.

O próximo passo será a apresentação do projeto de reestruturação do transporte coletivo de Teresópolis para a sociedade.

Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, o Integra Terê começou a ser implantado em setembro de 2018 pela linha Imbiú x Rodoviária e, em março de 2019, passou a beneficiar os moradores do Parque Ermitage. O programa atende a projeto de lei de autoria do vereador Maurício Lopes.

Integra Terê: Executivo apresenta o sistema completo de integração do transporte público na Câmara de Vereadores