Inaugurada sede provisória do CAPSI

Compartilhar:

A partir desta sexta-feira, 20, o CAPSI – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil passa a funcionar em sede provisória, na Barra do Imbuí. Vinculado à Divisão de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, o CAPSI é um serviço de atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente, e também usuários de álcool e outras drogas.

O Prefeito Mario Tricano entregou as instalações provisórias nesta quinta, dia 19, acompanhado pela primeira-dama, Elizabeth Tricano, e pelas filhas Carla e Valéria. “Um bom serviço está na dedicação de todos que trabalham e estão envolvidos no projeto. O mínimo que podemos fazer é tratar com respeito e dignidade a quem procura atendimento público”, ressaltou o prefeito.

Desde sua implantação no município, em 2011, o CAPSI estava instalado na Secretaria de Saúde, em lugar inadequado ao seu pleno funcionamento. Reconhecendo a importância do serviço, a atual gestão municipal instalou a unidade provisoriamente no espaço, sem nenhum custo para os cofres públicos. “Esse é um avanço e pretendemos avançar muito mais. Trabalhamos para fazer uma saúde de qualidade em Teresópolis”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Julio Cesar Ambrosio.

Bem localizado, o imóvel oferece espaço para acompanhamento de equipe multidisciplinar e área externa para oficinas e projetos de horta e jardinagem, garantindo acessibilidade e inserção social aos cerca de 200 pacientes atendidos por mês.

“Os pacientes fazem triagem e avaliação técnica, passam pela sala de desenvolvimento cognitivo e participam de oficinas em grupo. Temos psiquiatra, psicólogas, fonoaudióloga, pedagoga, assistente social e enfermeira. E agora vamos fazer jardinagem e horta na área externa, que antes não tínhamos”, enumerou a coordenadora da Divisão de Saúde Mental, Claudia Jaconianni.

O espaço foi aprovado pela juíza Vânia Gonçalves, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, que prestigiou a inauguração. “O espaço é provisório, mas é bom. Encaminhamos vários procedimentos para o CAPSI. Toda a família e a sociedade são beneficiadas também”.

Marcaram presença na inauguração das instalações o vice-prefeito Sandro Dias, os secretários e subsecretários municipais, representantes de instituições sociais e comunitárias e empresários, entre outros convidados.

Localizado na Avenida Presidente Roosevelt, nº 1031, na Barra do Imbuí, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Fotos: AscomPMT