Idosos que recebem o BPC devem procurar o CRAS para se inscrever no Cadastro Único

Quem não se cadastrar até dezembro poderá ter o benefício suspenso ou cancelado

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, comunica que os idosos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) têm até o dia 31 de dezembro para atualizar dados ou se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico). É indispensável a apresentação do CPF de todos os membros da família.

A inscrição é obrigatória, de acordo com o Decreto nº 8.805/2016, do Governo Federal, e pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da área de abrangência do beneficiário. Quem perder o prazo poderá ter o benefício suspenso ou até cancelado.

O BPC é um benefício assistencial no valor de um salário-mínimo mensal. É garantido ao idoso acima de 65 anos, desde que não possuam nenhum tipo de renda para o seu sustento.

O beneficiário deve comparecer na sede do CRAS de sua área de abrangência para se informar sobre os documentos necessários.

Em 2018, deverão se inscrever no CadÚnico as pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial comprovada e que recebem o BPC. Isso desde que atestem, através de documentos, que não podem ganhar o próprio sustento.

• CRAS Alto: segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Endereço: Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea. Telefone (21) 3641-3019.

• CRAS Barroso: agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Rua Pará, s/nº, Barroso. Telefone (21) 3642-1055.

• CRAS Fischer: terças, quintas e sextas, das 9h às 14h.
Endereço: Rua Pedro Eleotério, 2.738, Fischer. Telefone (21) 3641-9490.

• CRAS Meudon: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Endereço: Rua Caramuru, 108, Meudon. Telefone (21) 3641-1437.

• CRAS São Pedro: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Endereço: Rua Fileuterpe, 845, São Pedro. Telefone (21) 2742-3080.