HOMENAGENS E APRESENTAÇÕES MARCAM O DIA DA CULTURA EM TERESÓPOLIS

Compartilhar:

Musicais e calendário de eventos são apresentados ao público 

Agradecimentos, homenagens, apresentações musicais e prestação de contas das ações da Secretaria de Cultura marcaram a celebração pelo Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta segunda-feira (5), no Teatro Municipal. 

“Não podíamos deixar de homenagear os artistas, nossos servidores e os parceiros que colaboram para que a Cultura se mantenha viva no município”, assinalou a Secretária de Cultura, Cléo Jordão. 

Cultura em Movimento

Além das atividades contínuas, como os eventos Música na Matriz, Cultura de Raiz e Cultura nos Bairros, de exposições e do apoio a projetos culturais, a Secretaria planeja uma série de atrações para 2019. Para o primeiro semestre, estão previstos a Feira de Artesanato Teresópolis Artes Manuais, a retomada do Carnaval de rua e vários festivais. Entre eles, o Novas Canções entre Montanhas; o Estação das Montanhas;  o Novos Talentos de Artes Visuais; e, os gastronômicos, Prazeres da Serra e a volta do Chocoserra Teresópolis. 

Para o segundo semestre de 2019, estão programados eventos como os festivais Dança para Todos, Teatro para Todos, de Cinema, Flores e Sabores, entre outros. “Pretendemos resgatar e criar vários festivais. Nosso objetivo é promover todas as artes e levar cultura para o povo”, destacou Cléo Jordão. 

Talentos

No dia de homenagens aos artistas de todas as manifestações culturais, a programação musical ficou por conta dos professores do Pólo Teresópolis da Escola de Música Villa-Lobos. Geremias Cruz, Ivan Castilho, Luiz Cláudio Peixoto, Osiel Correa e Rubens Tavares subiram ao palco do Teatro Municipal e brindaram o público com sucessos nacionais e internacionais. As apresentações foram encerradas pelo Coral Municipal de Teresópolis, sob regência do maestro Douglas Clemente. 

Dedicação

O empenho dos servidores em sua rotina de trabalho também foi reconhecido. Representando os funcionários da Casa de Cultura Adolpho Bloch, do Centro Cultural Bernardo Monteverde e da Casa da Memória Arthur Dalmasso foram homenageados os seus diretores, Geórgia Jahara, Márcia Mansur e Rafael Correa, respectivamente. E representando os servidores da Cultura, receberam troféus de homenagem Eliana Resende, Iremiltom de Souza, Jorcelino Esteves e Ricardo Guarilha. 

Incentivadores

Em seguida, recebeu o reconhecimento da Secretaria de Cultura um grupo de 36 parceiros, amigos e incentivadores das manifestações culturais, por sua colaboração nas atividades realizadas pela pasta. “Nós vemos o que a cidade precisa e como o SESC Teresópolis pode contribuir para fomentar a cultura na cidade, promovendo os artistas locais”, comentou a gerente, Paula Gueiros. 

Um dos incentivadores da Cultura homenageado na noite de celebração, o empresário Willians Braga enalteceu o reconhecimento do trabalho realizado pelos funcionários. “A gente vê que eles se dedicam ao que fazem. Quanto aos empresários, nós damos apenas uma pequena contribuição, dentro do que cada um pode fazer”, disse. 

Estrutura

Com 300 alunos matriculados em sete cursos livres gratuitos, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, abriga exposições periódicas e eventos de música, dança, teatro e literatura. Também é sede da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte) e da Academia Teresopolitana de Letras (ATL). 

No bairro do Alto, o Centro Cultural Bernardo Monteverde abriga o Pólo Avançado Teresópolis da Escola de Música Villa-Lobos, abriga uma biblioteca e é o espaço de ensaios do Coral Municipal. 

Já a Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Várzea, realiza exposições, abriga o Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis e possui um setor de Atendimento e Pesquisa. 

Localizado no 2º piso do prédio da Prefeitura, o Teatro Municipal é o espaço utilizado para apresentações artísticas e culturais e atividades do poder público municipal. 

Fotos: Lipe Nascimento