Hemonúcleo completa 19 anos e equipe comemora com os doadores

Compartilhar:

Nesta sexta-feira (27), o Hemonúcleo Municipal completa 19 anos de criação. Para comemorar a data, equipe do setor servirá café da manhã com bolo de aniversário aos doadores do dia.

 Com uma média de 200 doações mensais, o Hemonúcleo de Teresópolis atende o município e as cidades vizinhas de Guapimirim, e São José do Vale do Rio Preto, auxiliando eventualmente hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro.

 Durante o ano, são feitas algumas ações para captar doadores. “Porém, o ideal é termos de 20 a 30 doações por dia e não passar muito disso. Do contrário, as bolsas vencem todas ao mesmo tempo. É preferível ter uma demanda diária não tão grande do que atender muitos doadores no mesmo dia e, no outro, não ter ninguém”, explica a hemoterapeuta Natália Freitas, responsável técnica da unidade.  

 Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos. Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. O limite de idade para a primeira doação é 60 anos; quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto. 

 Para fazer a doação é preciso apresentar documento de identidade com foto, estar bem alimentado, ter dormido bem, não ter consumido gordura nem ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes.

 O Hemonúcleo de Teresópolis fica localizado na Rua Francisco Sá, 299, anexo ao Centro de Saúde da Várzea. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Informações pelo telefone 3641-5872.