HEMONÚCLEO COMEMORA SEMANA DO DOADOR DE SANGUE COM NOVA CAMPANHA

Compartilhar:

BANCO DE SANGUE ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO

Em comemoração ao Dia do Doador de Sangue, comemorado em 02/12, Hemonúcleo Municipal de Teresópolis promove todos os dias até esta quinta (29/11), um café da manhã especial para receber os doadores e também as pessoas que desejam passar pela triagem para, assim, saber se podem fazer parte desse grupo do bem.

De acordo com a responsável técnica do banco de sangue, Natalia Freitas, nesta terça (27) 10 pessoas passaram a ser doadoras, o que aumentou o estoque de sangue na unidade, entretanto, a médica ressalta que toda ajuda é bem-vinda, pois há a necessidade frequente por todos os tipos de sanguíneos.

“Uma bolsa coletada pode salvar até quatro vidas. O procedimento é rápido e praticamente indolor. Além disso, precisamos que as pessoas doem periodicamente porque o sangue tem prazo de validade. Então, quanto maior o número de doadores, melhor conseguiremos fazer uma escala de revezamento para coleta”, explicou a médica, enumerando alguns requisitos básicos para ser um doador:

  • 1- Ter entre 16 e 69 anos;
  • 2- Ter mais que 50 Kg;
  • 3- Estar bem alimentado, porém sem ingerir gordura nas últimas 3h antes da doação;
  • 4- Ter boas condições de saúde; e
  • 5- Ter dormido no mínimo 4h na noite anterior.

O Hemonúcleo Teresópolis fica na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, anexo ao Centro de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto. A coleta é feita de terça a quinta-feira, das 8h às 12h.