GCM de Teresópolis participa do evento de treinamento de cães das forças de segurança, em Muriaé (MG)

Você está visualizando atualmente GCM de Teresópolis participa do evento de treinamento de cães das forças de segurança, em Muriaé (MG)
Compartilhar:

Convidados para participar de um treinamento interativo na cidade de Muriaé, em Minas Gerais, seis agentes condutores de cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis (GCM) estiveram neste sábado, 20, na cidade mineira, acompanhados de 7 cães da CIA de Opera ções com Cães da GCM.

Coordenado pelo sargento Maico Moreira, do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, o evento contou com a participação de várias instituições de segurança de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de adestradores civis. Durante o encontro, atuações de patrulhamento, proteção e detecção de explosivos, armas e drogas foram demonstradas pelos cães de guarda das raças pastor alemão, pastor holandês, pastor malinois e doberman da GCM Teresópolis.

Segundo o subsecretário e comandante da Guarda de Teresópolis, Gil Wellinton, participar de treinos interativos com agentes de segurança de outras cidades ajuda na atualização de conhecimentos e no aprimoramento da técnica de condutores de cães. “Um cão treinado é muito importante para o serviço de segurança porque ele consegue encontrar entorpecentes mais rápido e com mais precisão do que um ser humano. Por isso, a capacitação permanente e a reciclagem são necessárias para o bom desempenho do serviço prestado à população, em colaboração com as forças policiais”, afirmou Gil.

Além das operações de segurança, os cães também fazem parte do projeto de cinoterapia, trabalho terapêutico implantado pela Guarda Municipal em 2019. Os animais são conduzidos a instituições como asilos e a setores públicos, como o Centro de Assistência Psicossocial e o Centro de Assistência Psicossocial Infanto-Juvenil, onde interagem com idosos, crianças e adolescentes. Dessa experiência costumam ser observados benefícios psicológicos e sociais pelos pacientes e internos.