Cinoterapia: Idosos recebem visita da Cia de Cães K9 da Guarda Civil Municipal

Você está visualizando atualmente Cinoterapia: Idosos recebem visita da Cia de Cães K9 da Guarda Civil Municipal
Compartilhar:

A Guarda Civil Municipal de Teresópolis, vinculada à Secretaria de Segurança Pública, segue com o projeto de Cinoterapia para idosos no município. A atividade promove o convívio de cães com seres-humanos. Nesse caso, em especial, com os idosos residentes em instituições de acolhimento de Teresópolis. A ação terapêutica foi retomada e está sendo promovida mensalmente. Nesta terça-feira, 19, os agentes da GCM integrantes da 1ª Companhia de Operações com Cães (K9) visitaram os idosos na Mansão dos Velhinhos, na Barra do Imbuí.

“O projeto estava parado desde a pandemia e é muito gratificante voltar a fazer este trabalho. Temos dois asilos na cidade e um no interior e todos serão atendidos uma vez ao mês. Também vamos levar o projeto para uma clínica voltada ao atendimento dos autistas”, explicou o subsecretário de Segurança Pública, comandante da GCM, Gil Wellington.

A Cinoterapia é uma técnica de intervenção terapêutica considerada como uma subdivisão da TAA (Terapia Assistida por Animais), tendo animais como autores principais. Na população idosa, a prática torna-se bastante eficaz, visto que se trata de um grupo em que a carência afetiva e a solidão são representativas, considerando que muitos idosos sofrem preconceito e abandono por parte de familiares.

“A Cinoterapia contribui para melhorar a confiança, a autoestima, a alegria e o companheirismo dos idosos institucionalizados. Com a convivência com os cães, os idosos se mostram mais dispostos, confiantes e felizes. É com muita alegria que voltamos a fazer essas visitas!”, concluiu o secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

Fotos: Bruno Nepomuceno