CENSF realiza Festa Junina neste sábado, dia 24

Compartilhar:

Com o objetivo de resgatar o evento, que há cerca de 10 anos não era realizado, o CENSF – Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima – promove neste sábado, dia 24, a sua Festa Junina.

Dança de quadrilha com os alunos caracterizados, comidas típicas e brincadeiras fazem parte da programação, que acontecerá das 15h às 19h, com os portões abertos ao público.

Localizada na Rua Tietê, em frente à Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima, a escola da rede municipal de ensino tem hoje 580 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O festejo

Celebradas no Brasil desde o século XVII, as Festas Juninas têm origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Aos poucos, os festejos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.