Guarda Municipal recebe 30 aparelhos radioamadores da PM

O prefeito Mario Tricano e o secretário de Segurança Pública, Raphael Teixeira, receberam, na última quinta-feira, na Prefeitura, representantes da Polícia Militar e da Labre (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão). A entidade vai doar para a Guarda Municipal de Teresópolis 30 aparelhos de radiocomunicação. A cidade será a primeira a ser contemplada com a doação dos equipamentos.

Os rádios eram de uso da PM no município, que está mudando seu sistema de comunicação para a forma digital, como explica o chefe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações da PMRJ, tenente Campos.

“A migração da rede analógica para rede digital do estado do Rio de Janeiro foi iniciada em 2015 partindo da capital, que já está trabalhando a sua comunicação com o sistema de rede digital. E agora estamos começando esse processo no interior, cobrindo todas as regiões. Em Teresópolis, os testes com o sistema digital já estão sendo realizados e a transferência será gradual”.

O subsecretário de Ordem Pública/Sec. Segurança Pública, Marcos Zamith, falou sobre os benefícios de receber os equipamentos de comunicação. “Os rádios são essenciais para a pronta resposta. O prefeito nos deu o aval para conseguirmos, com a ajuda do Bira, que é a da Defesa Civil, e também faz parte da Labre, essa doação. Os aparelhos vão ser fundamentais para qualquer tipo de ocorrência nas ruas”, disse Marcos Zamith.

O presidente da Labre, cel. Paulo Roberto, comentou sobre o trabalho de apoio à comunicação feito pela organização.  “A nossa missão é facilitar a comunicação nos diversos segmentos, em especial, no setor público. E como recebemos da Polícia Militar esses rádios analógicos, resolvemos fazer essa doação para a Guarda Municipal de Teresópolis”.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marcelo Roza
Legenda: Prefeito Mario Tricano, Raphael Teixeira, sec. de Segurança Pública, e representantes da Polícia Militar e da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão conversam sobre importância dos radioamadores para a comunicação