Guarda Municipal intensifica fiscalização de trânsito, recupera sinalização e dá apoio nas operações da Polícia Militar

Compartilhar:

Além de atuar nas barreiras sanitárias nas entradas da cidade, em cumprimento às medidas de enfrentamento à Covid-19, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM)/Secretaria de Segurança Pública, vem intensificado as ações de fiscalização, orientação e sinalização de trânsito. Outra atuação que vem se destacando é o apoio às operações do 30º Batalhão de Polícia Militar, através da 1ª Companhia de Operações com Cães.

Motos e veículos por aplicativo

Vêm sendo realizadas ações conjuntas, com a Polícia Militar, de fiscalização de motocicletas com canos esportivos de descarga, com descarga livre ou com silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante (barulhentos), fora do padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os motociclistas são abordados e os pilotos, notificados sobre a infração ao Código de Trânsito Brasileiro. Em alguns casos, as motos são apreendidas e removidas para o Depósito Público Municipal, em Três Córregos. Na semana passada, foram apreendidas 7 motocicletas.

O estacionamento de veículos em locais irregulares também é alvo da fiscalização da GCM. Os carros parados irregularmente são rebocados e encaminhados para o depósito público. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (21) 97614-3304 (WhatsApp).

Ainda é realizada a fiscalização de veículos de transporte de passageiros via aplicativo e que não são cadastrados no município. Os motoristas são orientados a se cadastrar para se adequar à lei municipal que disciplina esse tipo de transporte.

Sinalização e operações policiais

Já a equipe da Engenharia de Tráfego da GCM tem revitalizado a sinalização horizontal e vertical de trânsito em vários bairros, a fim de garantir a segurança no trânsito e a travessia de pedestres.

Entre as ações, estão a recuperação de faixas de pedestres e de pontos de ônibus, pintura de quebra molas e de meios fios, substituição de placas de proibido estacionar e a criação de vagas de 15 minutos com o ‘pisca alerta’ ligado.

Nas duas últimas semanas, a 1ª Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal foi acionada para apoiar a Polícia Militar em operações de busca e apreensão de entorpecentes nos bairros Fischer, Funcionários e Perpétuo. Os cães são treinados e utilizados nas ações conjuntas, auxiliando a PM no patrulhamento e na busca de armas e drogas, entre outras atividades.

Fotos: Divulgação