Guarda Civil Municipal orienta condutores de vans escolares para o ano letivo de 2019

Compartilhar:

Realizada nesta terça (11), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), reunião para orientar os condutores de vans escolares sobre o início do ano letivo de 2019. Dos cerca de 60 permissionários cadastrados para prestar o serviço, 30 compareceram ao encontro.

“Como as aulas vão começar em fevereiro, nós orientamos os motoristas sobre a vistoria obrigatória, que acontecerá no final do mês de janeiro. Outro assunto abordado foi o de combate ao transporte irregular de estudantes. Os permissionários cadastrados estão legalizados para prestar o serviço com segurança”, informou o Subsecretário de Segurança Pública, Gil Wellington, que também é comandante da GCM, acompanhado por Adriano Salomão, Subsecretário de Ordem Pública.

Segundo a agente Patrícia de Souza, a Guarda Municipal faz fiscalização regularmente, em parceria com a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e também com a equipe da Ronda Escolar. “O permissionário legalizado, além de todos os documentos, deve ter o seguro, que indeniza danos causados aos passageiros do veículo segurado, além de tacógrafo vistoriado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), curso próprio e carteira que permita o exercício de atividade de transporte remunerado”, explicou Patrícia.

Condutor de van escolar há cinco anos, Gustavo Garcia fez um alerta aos responsáveis, para que fiquem atentos na hora de contratar o serviço de transporte escolar. “Os pais devem ficar de olho porque, no caso de acidente, o transporte pirata feito em carro de passeio ou van não tem nenhum respaldo, como o seguro obrigatório. Também transportam passageiros em excesso. Os pais podem procurar a Guarda Municipal para se informar antes de contratar o serviço e pedir o número de concessão, nome do transportador e número da matrícula. Isso é muito importante, pois não transportamos uma mercadoria qualquer, mas o bem mais precioso que eles têm, que são os filhos”, concluiu.

Fotos: Jorge Maravilha