Guarda Civil de Teresópolis comemora 31 anos

Compartilhar:

Evento é marcado por homenagens e novos projetos de valorização dos guardas municipais

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresópolis completa neste mês de novembro 31 anos de oficialização e para comemorar foi realizada uma cerimônia na Casa de Portugal nesta segunda, dia 11. Durante a comemoração, o Prefeito Vinicius Claussen agradeceu aos guardas por toda a dedicação à corporação, fez um balanço sobre as conquistas durante os últimos um ano e quatro meses para o setor e anunciou projetos de valorização dos guardas, como o auxílio-fardamento e o plano de hierarquização da GCM, de acordo com a experiência e tempo de serviço.

“A Guarda Civil de Teresópolis está sempre presente no dia a dia das pessoas, cuidando do trânsito, da segurança, atuando nos grandes eventos e também nos momentos difíceis. Então, é uma alegria comemorar com todos que fazem a Guarda. E hoje aqui anunciamos projetos importantes que têm o objetivo de melhorar a infraestrutura para esses servidores que tanto se doam por Teresópolis”, frisou Vinicius Claussen.

Entre as ações divulgadas pelo Prefeito estão o projeto de lei que o governo municipal vai encaminhar à Câmara para aprovação relacionado ao auxílio-fardamento para os guardas; o plano de hierarquização da Guarda Civil, no qual, por meio do enquadramento haverá valorização dos profissionais da Guarda de acordo com a experiência e tempo de serviço; novos uniformes seguindo padrão do Governo Federal para guardas civis; entrega de 9 viaturas para o trabalho da corporação que, em julho de 2018 contava apenas com um veículo em condições de uso.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, “São 31 anos. Um dia para a gente comemorar e agradecer a todos os guardas municipais. Eles se dedicam, faça sol ou faça chuva, e merecem essa confraternização. E a gente se reuniu para essa comemoração, varias pessoas e representantes de instituições fizeram questão de participar e contribuir com esse dia feliz para a Guarda Municipal”.

Ao som da Banda da Guarda Municipal, a festa contou com a presença de representantes das guardas civis de diversas cidades. Os vereadores Dudu do Resgate, Mauricio Lopes e Pedro Gil também participaram da comemoração.

Durante a cerimônia, foram feitas homenagens póstumas e a guardas que são referência no serviço à população. Profissionais voluntários que ajudam no dia a dia da corporação também foram lembrados. O Comandante da Guarda de Teresópolis, Gil Wellington, fez um balanço das atividades no período entre 2018 e 2019 e se emocionou ao falar sobre o orgulho de fazer parte da corporação.

“Eu sinto orgulho de falar de Guarda Municipal porque entrei para a corporação com 19 anos, e estou nela há 20 anos. Então, a Guarda faz parte da história da minha vida. Agradeço ao Prefeito e ao secretário Da Luz pela confiança, a todos os guardas pelo empenho, sem eles nada seria possível, e a população pode sempre contar com a Guarda”, concluiu o comandante da Guarda Civil de Teresópolis, Gil Wellington.

Fotos: Jorge Maravilha