Governo do Estado, através da FAETEC, oferece cerca de 70 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

Compartilhar:

O ano começou com o pé direito para quem deseja se preparar e conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho. O Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), iniciou a primeira rodada de vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional. Ao todo, serão mais de 170 opções de cursos. A rede ainda oferta cerca de 20 mil vagas para as atividades Artístico-Culturais e Físico-Esportivas.

As inscrições começam na próxima sexta-feira, dia 8, somente através do site (www.faetec.rj.gov.br), no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF.

– É muito importante ofertarmos boas oportunidades no início do ano para que a população possa se preparar de forma qualitativa para as necessidades do mundo do trabalho. A economia do Rio só tende a crescer quando a mão de obra é comprometida e dedicada a exercer um bom desempenho profissional – diz o presidente da Fundação, Wagner Victer.

Entre algumas opções de cursos mais procuradas estão: Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Auxiliar de Cozinha, Cabeleireiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Informática, Montador e Reparador de Computadores, Salgadeiro e Vendedor.

Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima que varia de 14 a 18 anos. Os cursos têm duração de 10 a 20 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês.

– O Governo do Estado dá mais uma oportunidade para a população realizar um dos cursos de qualificação profissional gratuita da FAETEC e assim aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho – destaca o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 26, a partir das 10 horas, e a listagem completa publicada em seguida no site da instituição. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 27 e 30 deste mês para efetivar a matrícula. As aulas começam dia 15 de fevereiro.

Agenda:

Inscrições: 8 a 24 de janeiro
Sorteio: 26 de janeiro
Resultado do sorteio: 27 de janeiro
Matrícula: 27 a 30 de janeiro
Matrícula para vagas ociosas: 15 a 20 e 22 de fevereiro
Início das aulas: 15 de fevereiro

Diretoria de Comunicação – FAETEC
(21) 2332-4126 / 4124 / 4059
(21) 9 8596-8330
[email protected]
www.faetec.rj.gov.br