‘Gol do Brasil’ em Teresópolis – Professores da Secretaria de Esportes participam de capacitação com profissionais da CBF

You are currently viewing ‘Gol do Brasil’ em Teresópolis – Professores da Secretaria de Esportes participam de capacitação com profissionais da CBF
Fotos: Bruno Nepomuceno
Compartilhar:

Professores da Secretaria de Esportes participam de capacitação com profissionais da CBF na Granja Comary

Empatia, comunicação, resolução de problemas e autonomia foram algumas das habilidades humanas em foco na capacitação promovida, na Granja Comary, nos dias 14 e 15 de maio.  Participaram do curso professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) que atuam no projeto da CBF ‘Gol do Brasil’ / Polo Teresópolis, entre outros profissionais do setor. Além da parte prática, com treinamento no campo, a capacitação contou com palestras com profissionais contou com palestrantes credenciados pela Confederação Brasileira de Futebol que desempenham funções como treinadores, coordenadores, auxiliares, entre outros profissionais.

O secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Lopes, pontuou a oportunidade de capacitar os profissionais de Educação Física da Secretaria, em parceria com a CBF. “Estamos com essa iniciativa seguindo uma das diretrizes do Prefeito Vinicius Claussen que é a valorização da capacitação dos servidores, o que contribui para a melhoria dos serviços prestados à população. O Prefeito conseguiu estreitar os laços com a CBF e o objetivo é trazer mais projetos da confederação para Teresópolis”.

A capacitação teve a participação especial da treinadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino Pia Sundhage, que teve uma conversa motivacional com os professores do projeto. Ao final do curso, todos receberam certificados. Foram seguidos os protocolos de segurança com relação à pandemia do coronavírus.

“Eu acho, quando você faz parte deste tipo de projeto social, você é tocado pelo futebol, todo mundo ama futebol, então você pode aprender alguma coisa pelo modo que você age, pela forma que você se comporta, um pouco sobre a performance, mas pela forma que você se relaciona”, comentou a treinadora.

Eduardo Costa trabalha no Projeto ‘Gol do Brasil’/Polo Teresópolis e falou da oportunidade de participar do curso. “Já fiz alguns cursos em outras áreas da Educação Física e todos agregam ensinamentos, mas essa capacitação da CBF foi especial, com profissionais de excelência. Buscar o conhecimento é sempre bom! Agradeço a SMEL pela oportunidade”. Camila Thais também fez a capacitação: “Esse curso tem um conteúdo muito especial, voltado para as habilidades humanas, em específico a empatia, um sentimento que precisamos desenvolver sempre. Nos colocar no lugar do outro é fundamental para a relação em qualquer área da nossa vida”.     

Capacitação Metodológica

A abertura oficial da capacitação contou com a participação do coordenador técnico da CBF Social, Bruno Rosell. Na ocasião, ele destacou a importância dos projetos sociais da confederação para a sociedade e, em especial, das crianças. Rosell exaltou o sucesso do projeto ‘Gol do Brasil’ nas cidades em que foi implantado, principalmente em Teresópolis.

Em seguida, a assistente social e consultora social para clubes e instituições esportivas, Thaís Toledo, palestrou sobre ‘O Ensino das Habilidades de Vida’. À tarde, foi a vez do coordenador socioeducacional do Flamengo, Fernando Truyts, conversar com os participantes a respeito de ‘Diversidade e Discriminação’. O dia foi encerrado com Beatriz Vaz, auxiliar técnica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, tratar sobre ‘A importância das Habilidades de Vida no contexto da iniciação no Futebol Feminino’.

A palestra do fundador e presidente da ONG ‘Craques da Vida’, Franklin Ferreira, teve como tema ‘A atuação em Área de Vulnerabilidade Social’. Bruno Silva, coautor da CBF Social, e Isabela Ribeiro, instrutora do Projeto ‘Gol do Brasil’, em Belém, encerraram a capacitação falando sobre a ‘Aplicação Prática no Ensino das Habilidades de Vida e do Futebol’.

O projeto ‘Gol do Brasil’ garante aulas gratuitas de futebol de campo para crianças, de 8 a 12 anos, da Rede Municipal de Ensino e também as inscritas no Cadastro Único de programas sociais. O Polo Teresópolis foi instalado em dezembro de 2019.

Fotos: Bruno Nepomuceno