Gestão Municipal ouve demandas dos líderes comunitários e planeja ações para a Casa do Trabalhador

Você está visualizando atualmente Gestão Municipal ouve demandas dos líderes comunitários e planeja ações para a Casa do Trabalhador
Fotos: Divulgação
Compartilhar:

Em reunião com presidentes de associações de moradores nesta terça-feira, 27/07, o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e o Ouvidor Geral, Leonardo Manso, receberam várias demandas das lideranças comunitárias para elaborar um calendário de atividades a serem postas em prática pela Casa do Trabalhador. Também participou do encontro Márcia Faria Asthine Neves, presidente do Instituto Beneficente Batista Monte Hermom, que detalhou o trabalho realizado pela instituição na comunidade, assinalando a importância da aproximação com as associações de moradores.

“Após ouvir as solicitações sobre as principais qualificações que os líderes comunitários preferem que sejam realizadas, de acordo com o perfil dos trabalhadores locais, nós explicamos os serviços oferecidos pela Casa do Trabalhador e começamos a elaborar um calendário de atividades para ser posto em prática em agosto”, explicou Lucas Guimarães.

Esta foi mais uma ação de aproximação da Prefeitura com as lideranças comunitárias. “Desde 2019 a Ouvidoria vem auxiliando a legalização das associações de moradores e ouvindo as principais demandas para que os bairros recebam importantes projetos municipais. Entre eles, o programa Gari Comunitário, de zeladoria das comunidades, idealizado pelo Prefeito Vinicius Claussen”, relatou o Ouvidor Geral, Leonardo Manso.

Inaugurada no dia 6 de julho e instalada no bairro de São Pedro, a Casa do Trabalhador é mais uma ação integrante do Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Emprego ‘Pra Cima Terê’, da Prefeitura de Teresópolis, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Trabalho. Oferece preparação, formação e qualificação da população para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda. Localizada na Rua Luís Noguet Junior, nº 100, São Pedro, a Casa do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, com atendimento das 9h às 18h.

“É um equipamento fundamental para a qualificação profissional de trabalhadores e empreendedores. Nossa gestão incentiva o empreendedorismo e cria mecanismos para orientar e preparar os empreendedores para que sejam bem-sucedidos em suas áreas de trabalho, alcancem a independência financeira e tenham sucesso na vida Essa é uma das principais premissas do Programa Pra Cima Terê, que apoia a recuperação econômica de Teresópolis e a geração de emprego para o teresopolitano”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

Capacitação e empreendedorismo

Durante a reunião com os presidentes de associações de moradores, o secretário municipal Lucas Guimarães destacou que a Casa do Trabalhador tem toda a estrutura tanto para qualificar os trabalhadores para inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho formal como para preparar os interessados a serem autônomos bem-sucedidos em suas profissões.

O órgão público abriga o SINE, com local de entrevistas de candidatos a vagas de emprego, e tem salas de informática, de curso técnico para área de beleza, sala para qualificação teórica, instalações para treinamento voltado para o segmento hoteleiro (com doação de material pelo Hotel Le Canton e apoio do Teresópolis Convention & Visitors Bureau) e para qualificação da construção civil.

Também foi apresentada a proposta de realização do Espaço do Empreendedor Itinerante. A iniciativa da Gestão Municipal é liderada pelas Secretarias Municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e leva vários serviços públicos da Prefeitura aos bairros. Entre eles, cadastro no SINE, acesso a crédito (MEI), CadÚnico e capacitação profissional. Os líderes comunitários vão definir os dias e horários de sua preferência para que o seu bairro receba o projeto.

“Outro projeto estratégico apontado foi a possibilidade de realização de uma feira itinerante, valorizando a economia criativa e solidária. Falaremos muito de empreendedorismo na Casa do Trabalhador, um dos principais pontos incentivados pelo Prefeito Vinicius Claussen. Nossa expectativa é divulgar o calendário de ações na primeira semana de agosto”, finalizou Lucas Guimarães.

Fotos: Divulgação