Gabinete de Crise reforça medidas de enfrentamento ao contágio pelo Coronavírus em Teresópolis

Compartilhar:

Em reunião do Gabinete de Crise da Prefeitura, nesta quarta, 9, foram enfatizadas as medidas de reforço com relação ao enfrentamento do contágio pelo Novo Coronavírus no município. Entre as medidas adotadas nos últimos dias está a ampliação do PET (Programa Estratégico de Testagem), com realização de testes rápidos nos 15 postos de saúde da família (PSF`s) e nas 5 Unidades Básicas de Saúde, formando uma rede de proteção para os grupos de risco (crianças e adolescentes, de gestantes e dos idosos a partir de 60 anos sintomáticos) nas comunidades.

Durante a reunião, o Prefeito Vinicius Claussen destacou também que a Prefeitura está agilizando a instalação de um tomógrafo na UPA para acelerar o diagnóstico e a transferência de pacientes atendidos na unidade. Até o momento, quando é necessária a realização de uma tomografia, o paciente é levado ao HCTCO. Com o equipamento instalado na UPA, a redução do tempo para o diagnóstico e a transferência para internação será de 4 horas, em média.

Com relação aos leitos exclusivos para pacientes COVID-19, o Gabinete de Crise ressalta que, além dos 74 leitos locais (43 clínicos e 31 UTIs), o município conta com vagas da Regulação Estadual na cidade do Rio de Janeiro e no Hospital Estadual de Volta Redonda, para eventuais necessidades de internação, em caso de ocupação total de leitos em Teresópolis. Entretanto, o Gabinete de Crise continua trabalhando para que não sejam necessárias transferências para outros municípios, reforçando que, nos 6 meses de enfrentamento da pandemia, apenas 9 dos 477 pacientes transferidos da UPA para hospitais precisaram ocupar vagas fora do município, sendo uma transferência a pedido da família. Há 3 meses não há necessidade de transferência por falta de vaga.

Além disso, a equipe também monitora constantemente as métricas estabelecidas no Plano Gradual de Retomada das Atividades Econômicas, pontuando-se que a média de leitos de UTI ocupados na última semana (30/08 a 6/09) foi de 86,29%. Assim, não há, no momento, possibilidade de abertura de segmentos ainda não autorizados a funcionar.

Reforço na frota da Saúde

Outro reforço para o atendimento a pacientes com COVID-19 é a chegada de duas novas ambulâncias, nesta quarta, 9, doadas pelo Governo do Estado, adquiridas com recursos de emenda parlamentar de bancada. Com elas, já são 8 novas ambulâncias conquistadas na atual gestão municipal para reforçar a frota da Saúde, sendo 6 básicas, 1 UTI Móvel e 1 UTI Neonatal. A Secretaria conta também com 18 veículos que garantem o transporte intermunicipal de quem precisa de tratamento específico, totalizando uma frota composta por 26 veículos.

Presença Social e Choque de Ordem

A Prefeitura também seguirá com a Operação de Presença Social e Choque de Ordem nos espaços públicos. O objetivo é evitar as aglomerações nesses locais, coibir irregularidades, manter a ordem pública e a segurança.

Na última sexta, 4, as equipes percorreram as praças Nilo Peçanha e Higino da Silveira, no Alto, Baltasar da Silveira e Luís de Camões, na Várzea, fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal 5.351/2020, que elenca medidas sanitárias preventivas e restritivas de enfrentamento ao contágio pelo Coronavírus. A ação reuniu equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública, do Conselho Tutelar e do 30º Batalhão de Polícia Militar.