Fórum de Prefeitos da Região Serrana reúne autoridades estaduais e municipais e defende fortalecimento da Agricultura

Você está visualizando atualmente Fórum de Prefeitos da Região Serrana reúne autoridades estaduais e municipais e defende fortalecimento da Agricultura
Fotos: Bruno Nepomuceno
Compartilhar:

O 2º Fórum de Prefeitos da Região Serrana, promovido em Teresópolis, nesta terça-feira, 6, dia em que o município completa 130 anos de emancipação, reuniu gestores de 10 cidades da região. O Governador Cláudio Castro, que participou de inaugurações, anunciando diversas obras para Teresópolis, fez a abertura do encontro. Durante o fórum, Cláudio Castro recebeu da Vereadora de Teresópolis Márcia Valentim o Título de Cidadão Honorário Teresopolitano e o Prefeito Vinicius Claussen foi homenageado pelo estado em agradecimento ao empenho em ações em prol do interior, visando o fortalecimento da agricultura e a valorização do produtor rural.

O Governador Cláudio Castro, que estava acompanhado da primeira-dama do estado Analine Castro, agradeceu a homenagem e destacou que a vinda a Teresópolis foi uma forma de estreitar ainda mais os laços com os municípios do interior do estado. Também estavam presentes os secretários de estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, Cidades, Uruan Cintra, de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, e de Saúde, Alexandre Chieppe.

O Prefeito Vinicius Claussen presenteou os participantes do fórum com um kit de produtos locais e o livro ‘ADMIRAVES – Avifauna do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis’, o Vinicius Claussen, assim como os demais prefeitos, destacou a importância do cuidado e da manutenção das estradas nas áreas rurais, visto que muitas cidades da Região Serrana têm na agricultura uma das principais vocações e fonte de geração de emprego e renda.

Participaram do fórum os deputados estaduais André Correa, Alexandre Freitas e Rodrigo Amorim e os vereadores Márcia Valentim, Amós Laurindo, Diego Barbosa, Leonardo Vasconcellos, Dudu do Resgate, Bruninho Almeida e Luciano Santos.

Incentivo à abertura de empresas

O governador Cláudio Castro e o Prefeito Vinicius Claussen também participaram da abertura do encontro dos setores público e empresarial da Região Serrana, ocorrida nesta terça-feira, 6, no Sesc Alpina, paralelamente ao 2º Fórum de Prefeitos da Região Serrana. O governador falou sobre o bom cenário que o estado vem registrando, com grandes investimentos acontecendo não só da esfera pública, mas também da ordem privada. O que foi referendado pelo Prefeito Vinicius Claussen, que destacou o programa municipal ‘Pra Cima Terê, com as ações estratégicas de recuperação do município.

A reunião contou com apresentação do secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah, sobre as ações estratégicas do estado, em especial, os investimentos em programas de desburocratização para incentivo à abertura e a aceleração do processo de legalização de empresas no estado do Rio de Janeiro.

“Teresópolis vai sediar um dos polos do governo do estado para estímulo à desburocratização, ou seja, teremos ações efetivas para ajudar a trazer empresas e desburocratizar a legalização dessas empresas. Já possuímos um cenário favorável, pois o Prefeito Vinicius Claussen investe nessa estratégia desde o início da gestão”, enfatizou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, que coordenou a reunião junto com o secretário municipal de Fazenda, Fabiano Latini.

Durante o encontro, os secretários municipais apresentaram as propostas que o Prefeito Vinicius Claussen formulou em conjunto com os empresários locais em reuniões do ‘Pra Cima Terê’ como próximos pontos estratégicos do programa.

Como resultado inicial, ficaram agendadas reuniões técnicas com a Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), para fomentar especialmente o AgroParque, condomínio agroindustrial de Teresópolis; e com AgeRio (Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro), com oferecimento de linhas de crédito e de financiamento para e empresariado local.

Fotos: Bruno Nepomuceno