Folia de Reis e bate-papo sobre cultura popular marcam a abertura das atividades da Secretaria de Cultura de Teresópolis

Você está visualizando atualmente Folia de Reis e bate-papo sobre cultura popular marcam a abertura das atividades da Secretaria de Cultura de Teresópolis
Compartilhar:

Dois eventos neste domingo, 09/01, abriram a temporada de atividades da Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis, ambos na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima. Pela manhã, o convite foi para os artistas do Cultura de Raiz, que participaram de um encontro preparatório para a temporada de 2022 deste evento que traz ao palco da Casa cantores, violeiros, sanfoneiros, poetas e todos aqueles que fazem a cultura popular em nosso Município.

À tarde, foi a vez da celebração de Folias de Reis, com a apresentação da Folia de Reis Estrela Guia, de Cruzeiro, no 2º Distrito, manifestação cultural de origem portuguesa que ainda sobrevive em várias cidades brasileiras.

Entre os convidados, a cinegrafista Regina Carmela apresentou o seu filme “Entre Estrelas”, que relata a trajetória das Folias de Reis de Teresópolis. Já a arte educadora Juliana Prado, especialista em cultura brasileira do Museu do Pontal, e o músico e escritor teresopolitano Ronaldo Fialho promoveram um bate-papo com o público sobre os caminhos da cultura popular no município.

“Foram dois importantes eventos de valorização da tradição cultural e dos artistas populares de Teresópolis, que continuam tendo palco e fazendo parte do calendário da Secretaria Municipal de Cultura”, resumiu o subsecretário Ricardo Guarilha.