Flavio Castro é apresentado e assume presidência do Conselho de Meio Ambiente

Compartilhar:

No cargo de Secretário de Meio Ambiente e interino de Defesa Civil desde sexta-feira (1), Flavio Castro foi apresentado em reunião ordinária do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), ocorrida nesta segunda (4). Cumprindo regimento interno do Conselho, ele assumiu a presidência do órgão e definiu as prioridades de ação.

Entre as atividades prioritárias apontadas por Flavio Castro no Conselho estão educação ambiental, a questão do lixo e o Fundo Municipal de Meio Ambiente. “A conscientização e mobilização dos moradores a respeito da educação ambiental, a melhor gestão do aterro sanitário, o funcionamento do Fundo Municipal de Meio Ambiente para captação e aplicação de recursos são temas de extrema relevância nessa gestão”, pontuou o Secretário Flavio Castro.

Durante a reunião também houve apresentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é o levantamento dos imóveis rurais localizados no interior e na zona de amortecimento das Unidades de Conservação estaduais. O trabalho é realizado pela empresa Ambientagro Engenharia, contratada por licitação pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para atuar em todo o território fluminense.

“O CAR é o registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, e a inscrição nesse cadastro é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel,”, explicou Thabta Matos, da Ambientagro, esclarecendo dúvidas dos conselheiros presentes.

O COMDEMA foi reativado na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, com empenho do até então presidente do órgão, Raimundo Lopes, após cerca de dois anos praticamente paralisado. Ocupando a função de secretário de Meio Ambiente e de Defesa Civil, e também de presidente do COMDEMA, o servidor municipal de carreira Raimundo Lopes permanecerá lotado na equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente.

Foto: Sidney Pontes