Festa das Colônias em novembro

Compartilhar:

Imigrantes de Teresópolis começam a formar associação e marcam festa na Casa de Portugal para novembro

Terceira reunião da Secretaria de Cultura com representantes dos imigrantes teve avanços significativos:
um “passo a passo” para a criação de sua associação e a definição da Festa das Colônias para 5 e 6 de novembro

 Vai se chamar Festa das Colônias e acontecerá na Casa de Portugal nos dias 5 e 6 de novembro. Além disso, o secretário de Cultura de Teresópolis, Márcio de Paula, apresentou aos representantes dos imigrantes da cidade um “passo a passo” para a criação da associação das colônias. O representante da italiana, Humberto Vilhena, prometeu levar, na próxima reunião, um estatuto “pronto” para a entidade — a ser aprovado em reunião —, que cuidará de todos os eventos relativos aos imigrantes fixados em Teresópolis, “independente da situação política da cidade”, como definiu.

Este foi o resultado da terceira e mais produtiva reunião entre a Secretaria de Cultura de Teresópolis e os representantes das colônias portuguesa, japonesa, italiana, libanesa, chinesa, judaica e do Pólo Gastronômico de Teresópolis na Casa de Portugal, na noite de quinta-feira, 18 de agosto. “Vamos fazer a festa sob a organização da Casa de Portugal e com o apoio da secretaria. Depois que a associação for organizada, pensaremos em outros eventos e realizações, como a criação do Museu do Imigrante, a próxima festa, exposições, etc”, explicou Márcio de Paula.

A representante libanesa, Joceline Ghazale Ribeiro, sugeriu que as barracas das colônias na festa de novembro sejam padronizadas quanto aos letreiros de identificação, mas que a criação do “visual” das mesmas seja livre. “Concordo. Nós gostaremos de ter essa liberdade, de acordo com a identidade de cada colônia”, comentou Vilhena.

Segundo o secretário Márcio de Paula, a Prefeitura, através da secretaria, fará a divulgação da festa e dará apoio burocrático e de ideias. “O resto é com vocês, com a sua associação, até para que os eventos que ela criar tenham independência e não dependam do poder público”, ponderou Márcio.

As reuniões continuarão a acontecer às quintas-feiras, às 19h, na biblioteca da Casa de Portugal, sempre com o intuito de discutir ideias, ajudar a criar a Associação dos Imigrantes e dar corpo à festa de novembro. “Temos toda a estrutura necessária, mas precisaremos da ajuda e das sugestões de vocês”, finalizou o representante da Casa de Portugal, Aroldo de Assis Esteves.

Texto e foto: Secretaria Municipal de Cultura

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis
(21) 2742-3352 ramal 257