Festa das Colônias neste final de semana em Teresópolis

Compartilhar:

Na programação, atividades culturais, trajes e comidas típicas 

festa-das-colonias-em-5-e-6-novembro-banner-1A Festa das Colônias de Teresópolis acontece na Casa de Portugal neste final de semana, contando com a participação de nove colônias: Portugal, Espanha, França, Itália, Israel, Líbano, China, Taiwan e Japão, além da representação brasileira. No sábado, dia 5, a festa começa às 18h e no domingo, 6, às 12h, com uma programação que inclui espetáculos de dança das colônias, shows com músicos brasileiros e pratos típicas, entre outras atrações. 

A festa deste ano será na quadra poliesportiva da Casa de Portugal — uma das realizadoras, juntamente com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. O patrocínio é do Grupo Petrópolis, que fabrica as cervejas Itaipava e Petra, entre outras. 

No sábado, dia 5, a festa começa às 18h, com uma cerimônia de abertura e a presença de autoridades. Já às 18h30, a Colônia Portuguesa apresentará um espetáculo de fado, com Fany Silva e Victor (voz e teclado). Uma hora depois, é a vez do grupo folclórico italiano “Nostra Familia”. Por volta das 20h, a Colônia Japonesa apresenta o “Kenjutsu” (luta de espadas) e, a seguir, mostra a dança “Odori”. A última atração do dia é a Dança Judaica, às 21h. Entre uma e outra apresentação, música ambiente e muitos quitutes e bebidas típicas. 

No domingo, a programação começa às 12h. O show do brasileiríssimo Félix do Forró e Banda acontece às 14h, e às 15h, mais um show brasileiro, com Roberto Muller (voz e violão). A arte milenar chinesa do “Tai chi chuan” e seus movimentos suaves serão apresentados às 16h. Cinco da tarde é a vez do Rancho Folclórico da Casa de Portugal e as seis, o show com Felipe Rodrigues e Robson. Às 19h, a workshop “Aprendendo Italiano Básico” e às 20h, “Dança Judaica”. 

A Casa de Portugal fica na Avenida Lúcio Meira, 850, Várzea (telefone: 21-2742-1505). Os ingressos custam R$ 5 por dia e podem ser adquiridos no local ou com os representantes das colônias.