Feirinha vai ganhar banheiros adaptados

Compartilhar:

Acessibilidade: Feirinha do Alto vai ganhar mais dois banheiros adaptados

Empresas que exploram os trenzinhos doam materiais para reforço da limpeza do atrativo 

Dando continuidade à meta de revitalização da Feirinha do Alto, e investindo na acessibilidade, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária solicitou projeto à Secretaria de Obras para a construção de sanitários adaptados para melhor atender o público com deficiência. Os dois novos banheiros serão instalados no coreto central da feira, mais próximos dos visitantes, que contam com sanitários adaptados apenas na praça de alimentação.

“É uma grande demanda de visitantes, turistas e de expositores, que tomamos conhecimento também através da Ouvidoria Geral, onde ocupo interinamente a função de Ouvidor. A Secretária de Obras, sensível ao nosso apelo, mandou uma equipe para ver o local e elaborar o projeto para atendermos o público com mais dignidade”, explicou o Secretário Marcus Vinícius Ramos (Marcão).

A iniciativa agradou a cadeirante Mariana Cleis. Todo fim de semana ela acompanha a mãe, Miralda Xavier Branco, que é auxiliar de uma expositora no setor de confecção. “Eu acho bacana, porque os outros banheiros ficam longe”, opinou Mariana. “Vai nos ajudar muito, não só Mariana, como as outras pessoas que visitam a Feirinha”, completou Miralda.

Desde que assumiu a administração da tradicional feira de artesanato de Teresópolis, a Secretaria de Trabalho abriu o diálogo para conhecer as principais demandas de expositores, visitantes e moradores do entorno da Praça Higino da Silveira, onde a Feirinha funciona nos fins de semana e feriados prolongados.

O bom entrosamento rendeu a doação de materiais para o reforço da limpeza do atrativo, contribuição dos empresários que exploram os trenzinhos que atendem os visitantes. “Eles doaram carrinho de mão, pá, enxada, vassouras e baldes de lixo. A colaboração veio de forma espontânea. Eles entenderam que temos que trabalhar de mãos dadas, pois a Feirinha é de todos nós, é um patrimônio do município”, assinalou o Secretário Marcão.

O reforço das equipes de fiscalização e de limpeza geral do espaço público, as novas regras de horário para montagem e desmontagem dos estandes, que passam a acontecer das 10h às 22h, e o ajuste do volume do som dos trenzinhos que atendem os visitantes da Feirinha são outras medidas em andamento.

“Percorremos a feira com o coordenador e equipe de fiscalização e os expositores entenderam que todas as modificações são para melhoria e adequação. Como já falei, precisamos de ordem e progresso na Feirinha de Teresópolis”, concluiu o Secretário Marcão.

Fotos: AscomPMT