Feira Vem pra Roça promove palestra sobre diabetes

Compartilhar:

O ‘Mês da Saúde sem Mistérios’ começou nesta quarta-feira, 5, na Feira da Agricultura Familiar ‘Vem pra Roça’, na Praça Governador Portela, atrás da Prefeitura, na Várzea. O ciclo de orientações é composto por quatro palestras sobre alimentação saudável, realizadas pela nutricionista Mariana Granito, sendo a primeira relativa a diabetes.

“Hoje, focamos principalmente na importância da alimentação adequada para as pessoas que têm diabetes, em especial, com relação à questão dos carboidratos. Os diabéticos têm a visão de que devem tomar cuidado com os doces, mas precisam estar atentos também aos pães, massas”, destacou Mariana Granito, pontuando que é necessário ter o acompanhamento periódico com especialistas, como médicos e nutricionistas.

A feirante Josy Soares comentou sobre o projeto. “Durante todo o mês de outubro, a nutricionista Mariana vai falar a respeito de um assunto relacionado à alimentação. Essa é uma forma de estimular as pessoas a buscarem caminhos saudáveis”.

Rochelle Viana e o marido Cleantho frequentam a feira e elogiam a iniciativa, que é uma parceria da Emater com os feirantes. “Quanto mais esclarecimentos as pessoas tiverem sobre a diabetes, melhor. É uma doença que se você descobrir no início consegue controlar. Eu mesma tinha problema de glicemia e consegui reverter com alimentação correta e exercícios”, contou a aposentada.

Próximas palestras 

As palestras acontecem toda quarta do mês de outubro, às 10h, na Feira da Agricultura Familiar ‘Vem pra Roça’, na Praça Governador Portela. No dia 12, o assunto será ‘Hipertensão e Ácido Úrico’; no dia 19, o tema será ‘Alimentação Detox e Reaproveitamento’; e no dia 26, a ‘Alimentação Infantil’ encerra o ciclo de esclarecimentos. Iniciada em abril desde ano, a feira acontece também aos sábados na Praça Nilo Peçanha, ao lado da Escola Ginda Bloch, no Alto.

Fotos: Ascom/PMT