FEIRA DO LIVRO DA ABL RETORNA A TERESÓPOLIS

Compartilhar:

Evento de incentivo à leitura ficará na Calçada da Fama durante o mês de outubro 

A partir da próxima segunda (1º), a Feira do Livro da ABL estará novamente em Teresópolis. Durante todo o mês de outubro haverá programação cultural gratuita dedicada às crianças, na Calçada da Fama, na Várzea. A realização é da Associação Brasileira do Livro, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. A primeira edição do evento no município aconteceu em janeiro desse ano.

“A realização da Feira do Livro em Teresópolis tem como objetivo estimular a leitura, como também estabelecer parceria para o desenvolvimento das atividades culturais, valorizando o artista local e que proporcione entretenimento para a população e visitantes”, comentou a Secretária de Cultura, Cléo Jordão.

A Feira do Livro, como é chamado o evento criado em meados dos anos 1950, no Rio de Janeiro, tem a participação de algumas livrarias que tradicionalmente participam da feira original na Cinelândia, Rio de Janeiro — criada em meados dos anos 50.

Como começou

A Associação Brasileira do Livro nasceu de uma ideia em abril de 1955, quando um vereador carioca expôs seus livros em uma barraca armada em frente à Câmara Municipal, na Cinelândia. Seis livreiros, admirando a iniciativa, resolveram aderir. Tempos depois, fizeram uma mostra semelhante, em condições precárias. Porém, a exposição acabou se transformando em sucesso de vendas. Em outubro do mesmo ano, foi organizada a 1ª Feira do Livro, com 42 barracas, na Cinelândia. A iniciativa foi novamente bem-sucedida e, mais tarde, oficializada pelo então Prefeito Negrão de Lima. Em 1957, os associados resolveram fundar a ABL, para desenvolver um trabalho que até hoje continua a despertar interesse da população.

Agenda: 

Calçada da Fama

  • 06/10 – 14h: Contação de História com Edinar Corradini e Henrique Silva
  • 06/10 – 15h: Cia. Circonflexo       
  • 20/10 – 15h: Circo – Ozair Pirilim
  • 27/10 – 14h: “Quem roubou o branco do mundo?” – Grupo Tereato
  • 27/10 – 15h: Contação de História – Grupo Pirueta

Teatro Municipal

  • 12/10 -17h: A Arca de Noé – Música Infantil – Fernanda de Paula, Mariana Pereira e Pedro Corrêa
  • 13/10 – 17h: Banda Cardápio Musical – Karaokê Infantil
  • 14/10 -17h: A Sombrinha Encantada – Companhia Teatral Fantasia
  • 15/10 – 17h: Os Três Porquinhos – Hocus Pocus