Febre Amarela: Secretário de Saúde faz esclarecimentos e tranquiliza população

Compartilhar:

Com casos de Febre Amarela confirmados em vários estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, o secretário de Saúde de Teresópolis, Julio Cesar Ambrosio, explica que não há ocorrência de casos suspeitos no município. Ele tranquiliza a população a respeito da vacinação contra a doença.

“Não existem casos suspeitos, nem notificados, de Febre Amarela em Teresópolis. Existem algumas notas circulando pelo Estado e pela internet a respeito de imunização, mas não é preciso se alarmar, porque se houver necessidade, o município está pronto para tomar essa decisão”, explicou o secretário.

Julio Cesar Ambrosio falou também sobre vacinação. “Todo mundo pensa em se vacinar, mas a imunização tem seus efeitos adversos e, muitas vezes, esses efeitos acabam sendo mais graves do que a própria patologia a ser tratada. Por isso, a imunização só é feita nas pessoas que vão para as áreas de risco comprovadas. A população pode ficar tranqüila, a Secretaria de Saúde está monitorando”.

A pessoa que sentir algum dos sintomas, como febre, dor no corpo e dor de cabeça, deve buscar esclarecimentos do médico nas unidades de saúde. “Há patologias com sintomas muito parecidos, por isso estamos monitorando. O ideal é que o paciente vá a uma unidade de saúde para receber o atendimento e ser orientado da melhor forma possível”, aconselhou.

O secretário finalizou explicando sobre como a doença é diagnosticada e o tratamento a ser feito. “É um exame laboratorial simples. Se há febre será tratada com antitérmico, e se há dor, com analgésico”.

Foto: Marcelo Roza
Legenda: Secretário de Saúde Julio Cesar Ambrosio: situação monitorada em Teresópolis