Facilitar a abertura de empresas e gerar empregos são os objetivos do Espaço do Empreendedor

Compartilhar:

Facilitar a abertura de empresas e gerar emprego e renda são os objetivos do Espaço do Empreendedor, inaugurado nesta terça (21), na Prefeitura. No local, empreendedores podem dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas; esclarecer dúvidas sobre alvará e emissão de guias; ter orientações sobre pequenos negócios; e, buscar linhas de microcrédito. O trabalhador também ganhou um novo espaço dedicado a ele, a partir de agora o Sine (Sistema Nacional de Emprego) funciona junto ao Espaço do Empreendedor, no 1º piso da Prefeitura, aproximando empregadores e quem busca uma vaga no mercado de trabalho.

“Esse é um espaço de emprego, das pequenas e microempresas, que são responsáveis pela geração de 80% dos empregos no Brasil. Aqui temos Sebrae, Jucerja, AgeRio e Emater, todas no mesmo espaço, promovendo o acolhimento das pessoas que sonham em montar sua empresa e também pegar microcrédito. E ao lado tem o Sine, onde o trabalhador pode fazer a inclusão para uma vaga de emprego. Estamos falando de um local que agiliza o atendimento, tira a burocracia do dia a dia e fomenta a abertura de novas empresas. E isso significa novos empregos, o que a cidade precisa para se reinventar e virar a página. Não existe política social mais importante do que o emprego”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

Os secretários de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg, e de Fazenda, Fabiano Latini, responsáveis pela coordenação do Espaço do Empreendedor, também ressaltaram os benefícios da iniciativa, entre eles, a desburocratização da abertura de empresas, o que incentiva a criação de novas vagas no mercado de trabalho, gerando desenvolvimento econômico da cidade.

Presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Igor Edelstein, enfatizou: “É um momento muito feliz. A gente esperava por esse espaço há bastante tempo e na gestão do Vinicius Claussen não conseguimos somente a vinda da Junta Comercial, mas também esse maravilhoso local que vai potencializar a geração de emprego na cidade”. O presidente da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Marco Freitas, também esteve presente à inauguração.

A iniciativa foi exaltada ainda pelo gerente de Articulação Institucional do Sebrae/RJ, Luiz Paranhos Velloso. “Ser parceiro em mais uma ação que estimula o pequeno e o microempreendedor é uma atividade preponderante do Sebrae. E temos percebido que uma das vocações no mercado fluminense é o crescimento do empreendedorismo”, afirmou Luiz Paranhos Velloso Jr.

O presidente da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), Vitor Hugo Gonçalves, pontuou que “o espaço vai ajudar bastante a pessoa que deseja abrir uma empresa, ou seja, um local onde ela possa consultar, por exemplo, a Junta Comercial, os seus processos de legalização em andamento, ter crédito, um espaço dedicado a quem quer empreender”, pontuou.

Sine passa a funcionar no 1º piso da Prefeitura

Junto ao Espaço dedicado a quem quer gerar emprego e renda, passa a funcionar o Sistema Nacional de Emprego – Sine Teresópolis, anteriormente instalado no Centro Administrativo Manoel de Freitas, no prédio do antigo Fórum, na Várzea. O Sine, além de fazer a captação de vagas, cadastra profissionais para mercado de trabalho e o primeiro emprego e presta atendimento de emissão de carteira de trabalho e de requerimento do seguro-desemprego. O atendimento no novo endereço começa na próxima segunda (27), com funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h30. O telefone do Sine é (21) 2641-0357.

Parcerias

São parceiros da iniciativa o Sebrae, que oferece capacitação, assessoria e consultoria; a Emater, a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), que disponibiliza linhas de microcrédito, a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro).

Há plantão de equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Espaço do Empreendedor tem ainda o apoio da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

O espaço, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, contará com uma programação de eventos gratuitos mensais. O órgão dispõe de um mezanino equipado para oferecer cursos de ensino à distância semipresenciais. O telefone para informações é (21) 2742-3252 – ramal 237.

Fotos: Jorge Maravilha e Sidney Pontes