Exposição ‘Teresópolis em cores’ marca encerramento da I Semana Municipal de Educação Infantil

Compartilhar:

Mostra de telas de alunos da educação básica poderá ser

visitada até 20 de setembro no Teresópolis Shopping Center 

A Secretaria Municipal de Educação lança nesta sexta-feira (30), a exposição ‘Teresópolis em cores’, às 11h, na galeria do 2º piso do Teresópolis Shopping Center, na Várzea. A mostra reúne telas dos alunos da Educação Básica dentro do tema do projeto pedagógico ‘Teresópolis, orgulho dos filhos teus’ e poderá ser visitada até o dia 20 de setembro.

Esta atividade faz parte da I Semana Municipal de Educação Infantil, aberta na segunda (26) e que será encerrada nesta sexta-feira (30). Com o tema ‘Educação Infantil não é brincadeira’, o objetivo do evento foi atualizar os educadores sobre as práticas pedagógicas, dar ênfase à parceria realizada entre as instituições e a comunidade escolar e promover atividades diversificadas que abrangem turmas do Berçário, Maternal, Jardim e Pré-escola.

“A Educação Infantil é a base inicial no processo educativo. Investir na capacitação dos profissionais é imprescindível na construção de uma Educação de qualidade”, avalia a secretária de Educação, Rosana Mendes

A programação

De 26 a 30 de agosto foram realizadas atividades nas escolas, envolvendo a comunidade escolar. Para os profissionais que atuam na Educação Infantil, foi promovido um Ciclo de Estudos na terça (27), com temas relacionados aos processos de ensino-aprendizagem nesse segmento.

Cerca de 100 educadores participaram das palestras, que abordaram os temas ‘A importância do afeto no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil’, ‘Como a neurociência pode ajudar a entender o processo de aprendizagem na Primeira Infância’ e ‘Psicomotricidade na prática’. 

Os assuntos foram desenvolvidos, respectivamente, pela psicóloga Erika Neves, que é especialista em Análise Transacional e Programação Neurolinguística, pela psicopedagoga Gisela Guedes, pós-graduada em Neurociências Aplicada à Aprendizagem, e pela professora, psicomotricista e musicista Danielly Coutinho. 

A realização da I Semana Municipal de Educação Infantil atende a Lei Federal 12.602/2012, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil, e 25 de agosto como o Dia Nacional da Educação Infantil. A data foi escolhida em homenagem a Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, vinculadas à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Fotos: Divulgação