Evento ‘É possível parar de fumar e permanecer parado’ alerta para os males do cigarro

Compartilhar:

Encontro faz parte do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde

Na tarde desta quarta-feira (5), ex-fumantes que participaram do Programa de Combate ao Tabagismo se reuniram, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para falar sobre como largaram o cigarro e as dificuldades encontradas no processo de parar de fumar.

Com o tema ‘É possível parar de fumar e permanecer parado’, o encontro reuniu ex-fumantes, familiares, amigos e pessoas que desejam ingressar no programa para abandonar de vez o cigarro. Além disso, também foi exibido um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura que mostra depoimentos de pessoas que conseguiram parar de fumar há mais de 10 anos graças ao programa da Secretaria de Saúde.

Durante o evento, os ex-integrantes do programa de Combate ao Tabagismo receberam a certificação de sua conquista por meio de um diploma entregue pela coordenadora do programa em Teresópolis, Marcia Sayão, e pelo coordenador do programa de tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde, Samir Ferutti.

Rosa Maria Ribeiro participou do Programa de Combate ao Tabagismo em 2004 e, há 15 anos sem fumar, fala orgulhosa das conquistas que teve em sua vida. “Eu comecei a fumar muito cedo e, durante este período, não tinha nada dentro de casa. Eu fumava quatro maços de cigarro por dia. Depois que parei de fumar, consegui comprar fogão, geladeira, televisão. Tudo economizando o dinheiro que eu gastava com o cigarro”, disse.

Adegmar Sergio Chagas está há 11 anos sem fumar e destaca a participação no programa como um dos fatores que o fizeram largar o cigarro. “É possível parar de fumar, pois teve época em que eu acendia um cigarro no outro, antes de jogar fora. Então, comecei a frequentar o grupo porque eu não conseguia parar de fumar sozinho. E agora, estou há 11 anos sem acender um cigarro”, finalizou.

O Programa de Controle do Tabagismo realiza reuniões semanais e mensais com os fumantes, na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca. As inscrições para participar do programa podem ser feitas pelo telefone 3642-2776.

Fotos: Divulgação