Evento ‘24 Horas de Capoeira’ reúne atletas de várias cidades em Teresópolis

Compartilhar:

Realizado neste fim de semana, o evento ‘24 Horas de Capoeira’ reuniu em Teresópolis equipes de várias cidades convidadas, como Nova Friburgo, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Promovido pelo contra-mestre Carvoeiro e com supervisão do Mestre Sorriso, do Grupo Regiangola, o intercâmbio cultural contou com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e de empresários parceiros. O encontro surgiu há cerca de 7 anos com o objetivo de divulgar a cultura da capoeira, suas raízes e tradições.

“Esse é o primeiro evento de capoeira do ano em parceria com a Secretaria de Esportes. Reunindo mestres e praticantes de várias regiões, o encontro movimenta o comércio e o turismo da nossa cidade. Agradeço pela confiança dos organizadores na nossa secretaria e também aos empresários que colaboraram com o encontro”, assinalou Luiz Otávio Oliveira, secretário de Esportes.

Os participantes foram recebidos pelo Mestre Sorriso na Academia Regiangola, na Várzea, onde o secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, acompanhou a primeira roda de capoeira. A programação seguiu em vários pontos, na cidade e no interior, com rodas, apresentação de dança afro e vivências.

“É uma troca de experiências muito grande, pois temos um dia inteiro de atividades. A capoeira é um dos esportes mais completos, a gente trabalha muito com a formação do aluno. Procuramos formar bons cidadãos para que eles possam contribuir de alguma forma com a sociedade”, opinou Mestre Sorriso, agradecendo o incentivo garantido pela Secretaria de Esportes para a realização de mais um evento.

Na Praça Olímpica, no centro da cidade, foi realizado um aulão, onde vários mestres se revezaram orientando os atletas sobre os principais movimentos da capoeira, como a ginga, as defesas, os ataques rodados e voadores, entre outros. Com 33 anos de tradição em Teresópolis, Mestre Batata, do Grupo Ganga Zumbi, marcou presença. “Esse encontro é importante porque mantém viva a cultura e mostra ao povo que nós temos capoeira”, destacou.

O secretário Luiz Otávio lembrou que a capoeira é uma das novas modalidades esportivas oferecidas de graça pela Secretaria de Esportes. As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, a partir das 19h, no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea), onde as inscrições podem ser feitas. “Essa é a determinação do prefeito Tricano: resgatar todas as modalidades esportivas de nossa cidade. E a capoeira faz parte do quadro de escolinhas da nossa secretaria. É um trabalho voluntário, em parceria com Mestre Sorriso e o Grupo Regiangola, para crianças, jovens e adultos”, concluiu.

Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”477″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]