Estudantes mais próximos da ciência e da tecnologia: Caravana da Ciência chega a Teresópolis

Compartilhar:

De 17 a 20 de setembro, alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de Teresópolis, educadores e a população terão oportunidade de aprender ciências de forma lúdica, dinâmica e interativa com a ‘Caravana da Ciência’.

 O centro de ciências itinerante é um projeto da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e chega à cidade por iniciativa das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia e de Educação.

A estrutura, composta por uma carreta adaptada com exposições, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos, ficará baseada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, com visitação das 9h às 16h entre os dias 17 e 19. No dia 20, encerramento do projeto na cidade, o público poderá participar das atividades de 9h às 14h.

 “Estamos levando, em parceria com o Governo do Estado, a Ciência e a Tecnologia, vocações de Teresópolis, para praça pública, democratizando o acesso aos alunos das redes pública e privada de ensino”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.

 O planetário inflável é um equipamento que projeta o céu noturno em um espaço semiesférico, sendo um eficaz instrumento didático para atuação em ambiente de ensino. Todas as atividades são explicadas por monitores, com demonstrações, apresentação de bancada de física, sessões de planetário e de sala escura, quando são apresentados experimentos que somente podem ser vistos com ausência de luz.

 ”Esse projeto cumpre mais uma missão que o Prefeito nos deu. A Ciência e Tecnologia, além de contribuir para geração de emprego e renda no município, deve ajudar a difundir a cultura da inovação entre os jovens de Teresópolis”, conclui Vinicius Oberg, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.