Estação Cerveja: Setembro e Outubro oferece programação diversificada

Cervejas do Nilo, CervejArte, Cultura Viva e a arte do Salão da Primavera e da Feira de Artes Manuais integram a lista de eventos

Berço de duas das maiores cervejarias do país, com uma produção artesanal de cerveja crescente, um setor cervejeiro que gera mais de 1 mil empregos diretos e com diversas cervejarias na Rota Cervejeira RJ, Teresópolis tem na “bebida dourada” um grande potencial econômico e turístico. E por isso, dentro do calendário de eventos do município, o tema “Cerveja” ganhou um espaço de destaque com a Estação Cerveja.

“São dois meses de uma programação voltada para a valorização da contribuição do setor para o Município. Hoje, Teresópolis conta com duas indústrias de cerveja de âmbito nacional, o Grupo Petrópolis e a Therezópolis, dez cervejarias artesanais, autorizadas pelo Ministério, e mais de 100 cervejeiros na cidade, produzindo suas próprias cervejas e empregando mais de 1.000 pessoas na região”, explicou Fernando Rocha, subsecretário de Eventos.

No calendário, dois eventos cervejeiros serão realizados em setembro no Alto: a segunda edição do ‘Cervejas do Nilo’, de 20 a 22, na Praça Nilo Peçanha (a da escola Ginda Bloch), e o ‘CervejArte’, que durante o mês acontece na Feirinha de Teresópolis (FEIRARTE).

“Vamos receber em breve o título de capital nacional do Lúpulo, o principal ingrediente da cerveja. Está em Teresópolis o primeiro viveiro do país autorizado pelo Ministérios da Agricultura a comercializar mudas de lúpulo e temos uma indústria cervejeira cada vez mais forte e em expansão. Teresópolis está assumindo um protagonismo com a cerveja como produto turístico no mercado regional e estadual e precisamos aproveitar esse potencial para gerar mais emprego, renda e oportunidades para o município”, comentou o Prefeito Vinicius Claussen.

Como nas demais estações do Calendário Oficial de Eventos de Teresópolis 2019, totens espalhados pela Reta sinalizam a Estação Cerveja, trazendo informações sobre a a história e cultura da bebida no Brasil e no mundo.

Muito além da cerveja: cultura e arte também integram a programação da Estação

Mas não só de cerveja viverá o Município nos próximos dois meses da estação. Para os amantes de arte e cultura tem a exposição de pinturas e gravuras do 27º Salão da Primavera, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, todos os dias, das 10h às 17h.  Reunindo cerca de 50 artistas e apresentando aproximadamente 100 obras em estilos e técnicas variados, a mostra é uma excelente opção.

Já em outubro, o artesanato da tradicional Feira de Artes Manuais acontece mais uma vez no Salão Nobre da Igreja Santo Antônio, no Alto, de 17 a 20.

Outro grande evento, que estreia em outubro na cidade, é o ‘Cultura Viva’. A programação inclui entretenimento diferenciado com opções de gastronomia, recreação, shows musicais, oficina de grafite e muito mais, tudo isso de 11 a 15, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras.