Espetáculos de música e de dança movimentam o Teatro Municipal e a Praça Olímpica

Compartilhar:

Espetáculos de música e de dança movimentam

o Teatro Municipal e a Praça Olímpica

Teresópolis, 13 de dezembro de 2018 – Duas atrações culturais movimentaram a noite desta quarta (12). No Teatro Municipal, na Prefeitura, aconteceram as apresentações de fim de ano dos alunos da Escola de Música Villa-Lobos – Polo Teresópolis. Já na Praça Olímpica, na Várzea, o ‘Festival Terê em Dança – Estilos & Expressões’, reunindo sete academias, arrancou aplausos do público. Os eventos integram a programação do ‘Natal Teresópolis – Terra de Luz’, com mais de 27 eventos culturais, que começaram a acontecer em diferentes pontos da cidade no dia 1º de dezembro.

Música

Alunos das turmas de Musicalização Infantil e de prática de conjunto e dos módulos 1 e 2 do Polo Teresópolis da Escola de Música Villa-Lobos encantaram a plateia no primeiro dia de apresentação de fim de ano.

“São três dias, iniciando com as turmas de Musicalização Infantil, passando no segundo dia pelos Módulos 1, 2 e 3, com repertório clássico e popular e contornos mais avançados. Estar no palco é um aprendizado para os alunos e faz parte do processo educacional”, pontuou Luciana Pegorer, Subsecretária Municipal de Cultura, acrescentando que o grande encerramento acontece nesta sexta (14), com a presença do violonista Turíbio Santos, que é uma sumidade internacional da música clássica. A entrada é franca.

Instalado no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, o Polo Teresópolis da Escola de Música Villa-Lobos foi criado em 2017. Tem 84 alunos, distribuídos em turmas de Musicalização Infantil e nos módulos 1 (Iniciação em Música), 2 (Curso de Formação em Música) e 3 (Curso de Capacitação em Música).

“A Escola Villa-Lobos tem uma estrutura de formação musical. No encerramento, os alunos mostram os trabalhos desenvolvidos durante o ano. São 84 alunos, desde crianças até jovens que estão se profissionalizando”, explicou a musicista Célia Seabra, diretora musical do Polo Teresópolis.

Dança

Na Praça Olímpica, o ‘Festival Terê em Dança – Estilos & Expressões’ reuniu dançarinos do Curso de Ballet da Casa de Cultura Adolpho Bloch e das companhias Dançarte, Studio Rafaela Ribeiro, Carolina Cox, Espaço Elaine Melo, Centro de Dança Attitude e Lá no Pombo/Espaço das Artes. Com realização da Prefeitura, o espetáculo teve como parceiros a Fecomércio-Rio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro), o SESC e o SENAC.

“Aproveitando a estrutura montada e oferecida pela Fecomércio-Rio, através do SESC, teremos apresentações na Praça Olímpica até domingo (16), com o Terê Music Fest, a partir das 18h30, com shows de 11 bandas e repertório autoral. No domingo (16), será a vez do ‘Acordes’, festival de música patrocinado pela Enel, e da apresentação da Banda e Coro da Igreja Batista da Barra do Imbuí. É uma programação diversificada, com muitas parcerias e sem custos para a Prefeitura”, destacou Cléo Jordão, Secretária de Cultura e de Turismo de Teresópolis.

Com figurinos impecáveis e coreografias criativas, os dançarinos se revezaram no palco, encantando o público e arrancando aplausos. Balé, jazz, dança de salão, dança do ventre e flamenco foram as modalidades apresentadas ao público.

As alunas da Casa de Cultura, das professoras Kelly Nogueira e Marcela Barbosa, apresentaram cinco coreografias. “É gratificante ter nossas bailarinas num festival que reúne as melhores coreografias das principais companhias de dança da cidade. É o reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou Geórgia Jahara, diretora da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Fotos: Jorge Maravilha