Espaço do Empreendedor registra mais de 300 atendimentos em um mês

Compartilhar:

Implantado pela Gestão Municipal e inaugurado em 21 de maio para desburocratizar a abertura e formalização de novas empresas, o Espaço do Empreendedor fez 318 atendimentos em um mês de atividade. Foram emitidos 152 alvarás, feitos 105 atendimentos a microempreendedores individuais; promovidas 23 orientações pelo SEBRAE a micro, pequenos e médios empresários e realizadas 38 análises de viabilidade para abertura de um negócio.

“O acompanhamento desses resultados é importante para verificarmos o número de novas empresas e a monitorar o desenvolvimento socioeconômico do município”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen, acrescentando que a proposta é de que o Espaço do Empreendedor esteja sempre em transformação e com novidades para melhor atender os empreendedores.

Vinculado às secretarias municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Renda, e instalado no 1º piso da Prefeitura, o setor reúne vários órgãos para orientar os empreendedores sobre como dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas; esclarece dúvidas sobre alvará e emissão de guias; dá orientações sobre pequenos negócios e linhas de microcrédito. 

São parceiros da iniciativa o SEBRAE, que oferece capacitação, assessoria e consultoria; a Emater, a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), que disponibiliza linhas de microcrédito, a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro).

Há plantão de equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Espaço do Empreendedor tem ainda o apoio da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

O espaço, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, conta com uma programação de eventos gratuitos. O órgão dispõe de um mezanino equipado para oferecer cursos de ensino à distância semipresenciais. O telefone para informações é (21) 2742-3252 – ramal 237.

Fotos: Jorge Maravilha