Espaço do Empreendedor destaca benefícios de manter em dia as taxas do MEI

Compartilhar:

Salário-maternidade e aposentadoria estão entre as garantias 

Empreender é uma atividade em pleno desenvolvimento no Brasil. Torna-se MEI (microempreendedor individual), por exemplo, garante vários benefícios, se o empreendedor mantiver as taxas da sua empresa em dia. Assim, além de ter CNPJ e emitir Nota Fiscal, o que possibilita a venda para grandes empresas e governos, ele tem direito a diversos benefícios, como auxílio em caso de doença, salário-maternidade e aposentadoria por idade ou invalidez.

Por todos esses motivos, quem é microempreendedor deve buscar o Espaço do Empreendedor e verificar como deixar o seu MEI regularizado. Com taxas mais acessíveis, licenciamento simplificado e atendimento exclusivo, no Espaço do Empreendedor o MEI recebe todo o auxílio necessário para abrir e deixar sua empresa em dia.

O microempreendedor deve pagar mensalmente apenas o DAS (Documento de Arrecadação Simplificado) impresso no Portal do Empreendedor (portaldoempreendedor.gov.br). A declaração de Faturamento deve ser feita uma vez por ano para a Receita Federal, por meio da DASN-SIMEI. O Sebrae disponibiliza orientações sobre o preenchimento e entrega da declaração.

A formalização do MEI é gratuita. Basta agendar o atendimento no Espaço do Empreendedor, pelo telefone 2742-3352 – Ramal 237.

Atividades do Espaço do Empreendedor

As atividades do Mezanino do Espaço do Empreendedor da Prefeitura de Teresópolis englobam temas que visam estimular e desenvolver os empreendedores locais, como planejar o negócio e aumentar as vendas. Neste mês de outubro são duas oficinas e duas edições do ‘Papo Empreendedor’.

Além disso, nesta quinta, 17, das 18h às 21h, na Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), localizada na Av. José Joaquim de Araújo Regadas, 142, na Várzea, será promovida pelo Sebrae a palestra ‘Novas Alternativas em Serviços Financeiros’. A atividade gratuita conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Às 18h30, Guilherme Reche ministra a palestra ‘Empresa Simples de Crédito – Entenda a Nova Modalidade’ e, às 19h30, Maria Claudia Vianna aborda o tema ‘Fintechs: As soluções financeiras para o seu negócio’.

Programação Espaço do Empreendedor

A primeira atividade do calendário de outubro aconteceu no dia 9, com a edição do ‘Papo Empreendedor’. O palestrante convidado da edição foi Avelino Gomes.

A oficina ‘Como planejar o meu negócio’ será realizada na próxima terça, dia 22, das 18h às 22h, no Mezanino do Espaço do Empreendedor, na Prefeitura. A atividade gratuita também será coordenada pelo Sebrae para capacitação do Microempreendedor MEI.

Na quarta, dia 23, das 19h às 21h, tem ‘Papo Empreendedor’, também no Mezanino do Espaço do Empreendedor. O Consultor Empresarial Joneir Gaspar vai abordar a ‘Gestão e Investimento em Franquias’.

Encerrando as atividades do mês, no dia 29, das 18h às 22h, no mesmo local, com a oficina gratuita do Sebrae para capacitação do Microempreendedor MEI ‘Como aumentar as suas vendas’.

O Espaço do Empreendedor, que fica no 1º piso da Prefeitura, é vinculado às secretarias municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Renda.