Espaço do Empreendedor de Teresópolis completa 6 meses

Compartilhar:

Local registrou quase mil MEI’s formalizados no período

Inaugurado em maio deste ano, o Espaço do Empreendedor de Teresópolis registrou 921 novos MEI’s (microempreendedores) formalizados. A implantação do espaço representa um avanço para a cidade e para quem deseja empreender, com a oferta de cursos, oficinas e outras atividades voltadas para o planejamento e desenvolvimento dos negócios.

“O espaço foi um passo muito significativo para nossa cidade. Agiliza o atendimento, tira a burocracia do dia a dia e fomenta a abertura de novas empresas. Além disso, as melhorias implementadas no SINE, com a busca ativa de vagas junto às empresas do município, ajuda ao trabalhador no retorno ao mercado de trabalho”, enfatiza o Prefeito Vinicius Claussen.

O Prefeito destacou também a adesão ao alvará eletrônico automatizado, possibilitando que empresas com atividades econômicas classificadas de baixo risco tenham o documento emitido na hora.

“É mais uma ação para melhorar o ambiente de negócios no município. Estamos desburocratizando procedimentos e facilitando a abertura de novas empresas, para a geração de renda. Com o reforço da arrecadação municipal, os recursos serão revertidos em mais obras e serviços em benefício da população”, destaca Vinicius Claussen.

Desde o início das atividades, o Espaço do Empreendedor já realizou cerca de 3 mil atendimentos, com 921 novos MEI’s formalizados, 374 empresas abertas, 93 alterações de empresas e 90 atendimentos de microcrédito produtivo. Foram promovidas 12 edições do projeto ‘Papo Empreendedor’ e 5 treinamentos para empreendedores, em parceria com o Sebrae. Duas oficinas voltadas para a capacitação de empresários, administradores e contadores sobre como participar de licitações também foram realizadas.

Facilitar a abertura de empresas e gerar empregos

No Espaço do Empreendedor, o pequeno e microempreendedor podem dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas, esclarecer dúvidas sobre alvará e emissão de guias, ter orientações sobre pequenos negócios e buscar linhas de microcrédito. O trabalhador também tem um espaço dedicado a ele, com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) atendendo junto ao Espaço.

São parceiros da iniciativa o Sebrae, que oferece capacitação, assessoria e consultoria; a Emater, a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), que disponibiliza linhas de microcrédito, a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). Equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fazem plantão no local. O Espaço do Empreendedor tem ainda o apoio da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

O Espaço do Empreendedor, que fica no 1º piso da Prefeitura, é vinculado às secretarias municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Renda.