Escolas de Teresópolis participam da Olimpíada Portuguesa

Compartilhar:

Vinte e duas escolas de Teresópolis participam da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

Premiação para vencedores acontece em dezembro, em Brasília

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’ conta com a participação de 22 escolas públicas de Teresópolis, sendo 19 municipais e três estaduais. A competição tem diversas etapas, que incluem oficinas, seleção de textos nas escolas e, em sequência, pelas comissões julgadoras municipal, estadual e nacional. A premiação acontece em dezembro, em Brasília, com entrega de computadores, impressora, projetor multimídia, telão e livros para a escola vencedora. Aluno e professor campeões recebem medalhas, notebooks e impressoras.

“Já tivemos as etapas de inscrição, redação e seleção dos textos nas escolas. A Comissão Julgadora Municipal escolheu, conforme critérios do regulamento da Olimpíada, cinco textos que foram enviados para a Comissão Julgadora Estadual. Cada estado tem um percentual que poderá concorrer na fase nacional”, explicou a coordenadora da Comissão, Jackeline Barros, ressaltando que a participação na Olimpíada é um estímulo à leitura e à escrita para os estudantes.

A Comissão Julgadora Municipal foi composta por uma professora da Rede Estadual de Ensino, uma professora da Rede Municipal de Ensino e por um representante da imprensa local.

Conforme critérios da competição, o município teve direito a enviar dois textos para a categoria ‘Poema’; um para ‘Memórias Literárias’; um para ‘Crônicas’; e um para ‘Artigo de Opinião’.

A Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’ é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O tema escolhido é ‘O lugar onde vivo’, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Os quatro gêneros textuais inseridos no projeto são ‘Poema’, ‘Memórias Literárias’, ‘Crônica’ e ‘Artigo de Opinião’.

A Premiação Nacional será realizada no dia 6 de dezembro. Participarão do evento de premiação professores e respectivos alunos dos 125 textos finalistas, um representante legal do aluno finalista e o diretor da escola à qual o aluno e professor são vinculados. Do total de textos finalistas, serão anunciados cinco textos vencedores por categoria.