‘ESCOLAS MAIS SEGURAS’: EQUIPES DE CRECHES FAZEM CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

Compartilhar:

As equipes das creches municipais Paraíso, no Vale do Paraíso, e Professora Oneide Maria dos Santos, na Várzea, foram as primeiras a receber o treinamento básico de primeiros socorros. É o projeto ‘Escolas mais seguras’, da Secretaria de Educação, que ensina noções básicas de como prestar os primeiros atendimentos de suporte de vida em caso de acidente ou mal súbito no ambiente escolar, como quedas, engasgos e sangramento nasal. 

Fazem o treinamento agentes de creche, professoras e coordenadoras pedagógicas. “Lidamos com crianças de 7h às 17h e incidentes podem acontecer a qualquer momento, apesar de estarmos sempre vigilantes, seja com brinquedos, com alimentos ou em outras situações. É de suma importância termos esses conhecimentos para darmos o primeiro atendimento até a chegada do socorro especializado”, avaliou Lorene Lourencini Rezende, diretora da Creche Professora Oneide Maria dos Santos. 

Sem custos para os cofres públicos, a formação é ministrada pelos bombeiros civis Edson Marcos e Carlos Silva, da Serrana SST – Serviços em Saúde e Segurança no Trabalho.   

Esta é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de formação continuada dos educadores da rede de ensino. Além disso, a medida atende a Lei Municipal 3.588/2017, que torna obrigatório o curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas e creches do município, públicas e privadas. 

Também cumpre a ‘Lei Lucas’, aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal em setembro de 2018, com a mesma determinação. A lei leva o nome do menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, que no ano passado morreu engasgado com um cachorro quente durante uma excursão escolar. 

Fotos: Jorge Maravilha e Divulgação