Escola de Música Villa-Lobos/Teresópolis marca o Dia Nacional do Choro com exposição e concerto

Compartilhar:

O mês de abril é intitulado o mês do choro e em homenagem a data, alunos do módulo 3/nível profissionalizante da Escola de Música Villa-Lobos/Polo Teresópolis realizaram uma exposição, com fotos e texto, sobre os compositores do gênero. A obra está montada na entrada do prédio onde fica a escola de música na cidade (Av. Oliveira Botelho, 210 – Alto).

Além da exposição, alunos e professores da escola também realizaram um concerto em homenagem ao Dia Nacional do Choro, na última sexta-feira (26) no Teatro Municipal, na Prefeitura.

Para o estudante de violão, Gabriel Bittencourt, o trabalho de pesquisa enriqueceu seus conhecimentos sobre os artistas da época. “Meu papel neste trabalho, junto com outros alunos, foi reunir histórias dos compositores do choro. Eu me encarreguei de estudar sobre a arte e vida de Chiquinha Gonzaga, compositora, instrumentista e maestrina. Ela foi autora da primeira marcha carnavalesca com letra e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil”, disse o aluno.

O Dia Nacional do Choro foi instituído 23 de abril por ser a data de aniversário do músico Pixinguinha, um dos maiores compositores brasileiros e representante do estilo musical “chorinho”.

O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira que, ao longo dos anos, se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular brasileira.

Fotos: Jorge Maravilha e Divulgação