Eleita a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia

Compartilhar:

Em reunião online ocorrida nesta quarta, 2, foi eleita a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia para o biênio 2020/2022. Marcelo Oliveira, representante do Movimento Empreendedor, é o presidente do conselho e Mara Bastos, subsecretária de Planejamento e Projetos Especiais, é a vice-presidente.

“A importância do Conselho de Inovação é fundamental para dar autoridade à sociedade civil como um todo na participação junto ao Poder Público no processo de escolher os melhores caminhos e ações que o Município vai seguir na área de Ciência e Tecnologia. Área essa que tem a expectativa de colocar Teresópolis como referência de polo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo no Brasil!”, ressaltou Marcelo Oliveira.

A Mesa Diretora terá como Secretário Robison Ribeiro de Oliveira (representante da Câmara Municipal de Teresópolis; e Secretário Executivo Ladmir da Costa Carvalho (representante da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN).

O Conselho

Criado pela Lei Municipal 3811/2019 e regulamentado pelo Decreto Municipal 5274/2020, assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen, o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia é um órgão permanente integrante da Administração Pública de caráter técnico-científico, constituído por representantes da Prefeitura, Câmara e Entidades Privadas representativas da Categoria Econômica ou Profissional da área de ciência e tecnologia.

É a instância deliberativa, formuladora e fiscalizadora da Política de Inovação, Ciência e Tecnologia e Empreendedorismo. Sua estrutura e funcionamento estão vinculados à Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

Todas as ações que envolvam a aplicação da Política Municipal de Inovação, Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo deverão ser apreciadas e aprovadas pelo Conselho, além de serem integradas ao Sistema Municipal de Inovação, também criado através da Lei Municipal de Inovação. A legitimidade da política pública de inovação, ciência e tecnologia se consolida a partir das deliberações e aprovações do Conselho.

O Conselho é composto pelos seguintes representantes do Poder Público e de entidades: O Conselho é composto pelos seguintes órgãos públicos e instituições: secretarias de Ciência e Tecnologia; de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e de Planejamento e Projetos Sociais; Câmara Municipal; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Universidade Estácio de Sá, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Movimento Empreendedor – como titulares, e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), como entidade suplente.