Educação faz encontros sobre programas para manter alunos na escola

Compartilhar:

‘Em busca do futuro’ e ‘Busca Ativa Escolar’ incentivam estudantes a concluírem a Educação Básica

Com a finalidade de garantir a permanência dos alunos na escola e incentivá-los a concluir a Educação Básica, foi realizado nesta quarta (24), um encontro de diretores das 16 escolas municipais com turmas do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, durante a reunião foi apresentado o programa ‘Em busca do futuro’. A proposta é facilitar o acesso dos alunos do 9º ano ao sistema ‘Matrícula Fácil’, da rede estadual de ensino, e que só aceita inscrições pela internet.

“Fizemos parceria com as escolas estaduais, para a realização de reuniões com os pais de alunos dos 9º anos. A ideia é orientá-los sobre como funciona o programa. Serão feitas visitas às escolas estaduais, que vão disponibilizar computadores e funcionários para a realização da matrícula para o Ensino Médio na rede estadual”, explicou Luciana Fernandes Ribeiro, Coordenadora do 2º Segmento do Ensino Fundamental, na Secretaria de Educação. “Como diretora do Departamento Pedagógico, fico feliz de ver a parceria com o Estado e acredito em melhores resultados para 2019″, acrescentou Luciane Faria.

Os diretores também tomaram conhecimento do Programa ‘Busca Ativa Escolar’, do Unicef, e que será implementado em Teresópolis em novembro. O objetivo é identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e criar as condições para que elas voltem aos bancos escolares.

Teresópolis é um dos 27 municípios no Estado do Rio de Janeiro a receber consultoria direta do Unicef para a gestão do programa. Coordenadora operacional do ‘Busca Ativa Escolar’ no município, Vanda Figueiredo esclareceu a atuação dos diretores das escolas municipais. “Eles serão os agentes comunitários. Ou seja, quando estiverem na rua e identificarem crianças e adolescentes fora da escola, eles enviarão um alerta, através de um aplicativo. Um grupo intersetorial de profissionais iniciará as providências necessárias para a rematrícula e permanência desse pessoal no ambiente escolar”.

Fotos: Jorge Maravilha