‘Educação e Arte Valorizando a Vida’: projeto pedagógico faz homenagem on-line pelos 129 anos de Teresópolis

Compartilhar:

Em tempos de isolamento e distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Educação, criou o projeto pedagógico ‘Educação e Arte Valorizando a Vida’ para comemorar, on-line, o 129º aniversário de Teresópolis, celebrado no dia 6 de julho, já que no contexto da pandemia não houve possibilidade de se realizar o tradicional desfile comemorativo com as escolas.

“A proposta da equipe do Departamento de Educação foi divulgar e valorizar o trabalho de artistas nascidos, que moram ou têm alguma ligação com Teresópolis para o desenvolvimento de práticas escolares que estreitem os vínculos dos alunos e suas famílias, incentivando o gosto pelas diversas manifestações artísticas. A Secretaria de Educação criou uma mobilização on-line que promove, além do conhecimento, a diversão e a leveza tão necessárias neste momento”, assinala Alvaro Chrispino, Secretário Municipal de Educação.

Para Márcia Miranda, diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Educação e idealizadora da iniciativa, junto com sua equipe, o projeto marca os 129 anos de Teresópolis, o mesmo tempo em que dá oportunidade às escolas e aos estudantes de ampliarem o seu universo cultural, valorizando os artistas.

“Recebemos todo apoio do secretário e do prefeito. Assim, convidamos artistas dos mais variados estilos para colaborar com o nosso projeto pedagógico de maneira voluntária. Prontamente, eles disponibilizaram suas produções e criamos uma página no site da Secretaria de Educação, que pode ser acessada e apreciada até o fim de julho. Numa segunda parte do projeto, os educadores têm autonomia para desenvolver projetos on-line com os alunos, utilizando as obras disponibilizadas. Essa fase está em andamento para ser divulgada durante todo o mês de aniversário da nossa cidade”, relata Márcia.

Educação e Arte

Ao acessar o link https://educacao.teresopolis.rj.gov.br/teresopolis-129-anos-educacao-e-arte-valorizando-a-vida/, o internauta tem contato com a sensibilidade e o talento de vários artistas, que declaram seu amor a Teresópolis e apresentam suas criações dentro do projeto ‘Educação e Arte Valorizando a Vida’.

  • Literatura: Escritora Claudia Lundgren e Campista Cabral, professor de Língua Portuguesa e criador do canal Crônica Falada, no Youtube.
  • Artes Visuais: Imagens do fotógrafo e ilustrador Hudson Malta, dos fotógrafos Jeferson Hermida e Raquel Godoy e do artista Guilherme Machado.
  • Música: Carmindo Pacheco (Hino de Teresópolis), Val França (Pra cima Terê), Geraldo Azevedo (ABC do Sertão), Fernando Mello (Que estranho), Cândido Neto (Peixe Vivo), Banda Absinto (Outra Noite que se Vai) e Alcir Passos (Velho Porto).
  • Mágica: Ozair Pirilim (mágico e ventríloquo).
  • Contação de Histórias: Artista Adriano Ramires (Adriano e Zeca); atriz Jeanette Albuquerque (Galhofa do Galo), contadora de histórias Adalgisa de Carvalho (O cego e o caçador), escritora Andrea Viviana Taubman (Pula, pulga!), autora e contadora de histórias Cláudia Coelho (As empadinhas de Sinhá Marreca) e a contadora de histórias Edinar Corradini (Senhor Palha).