Dia da Saúde é realizado na Fonte Santa

Compartilhar:

Moradores da Fonte Santa e da Quinta Lebrão recebem diversos serviços preventivos

Mais um ‘Dia da Saúde’ foi realizado em Teresópolis. Desta vez, o projeto atendeu moradores da Fonte Santa e da Quinta Lebrão. Atualização do esquema vacinal; orientações sobre como se prevenir contra diversas doenças, como tabagismo e DST; saúde bucal; verificação de pressão arterial e de glicemia; avaliação da capacidade pulmonar; confecção do cartão SUS; e imunização de cães e gatos; estiveram entre os serviços oferecidos.

“O projeto está dando muito certo. É uma iniciativa que cada vez mais a população está aderindo. Trabalhamos durante toda a semana para preparar a ação para as comunidades da Fonte Santa e da Quinta Lebrão e os moradores estão comparecendo. Hoje com ainda mais ênfase para a imunização pelo ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação”, pontuou o secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio.

Coordenadora da ação pelo Unifeso, Renata Mendes, comentou sobre os resultados obtidos no programa, que já passou por diversos bairros. “Essas ações têm sido muito importantes porque tanto a instituição quanto a Secretaria de Saúde tem tido condições de avaliar as necessidades de cada comunidade que está sendo atendida. Além disso, atende ao público que trabalha fora de casa e não poderia comparecer durante a semana”.

Os moradores elogiaram a iniciativa, destacando a facilidade de acesso às atividades. “Eu acho muito bom porque a gente não precisa se deslocar para outros lugares. Estando aqui pertinho de casa fica bem mais fácil”, comentou o técnico em eletrônica Nilson de Oliveira, que verificou a pressão arterial. “Às vezes, a gente tem dificuldade de ir ao posto. Então, no sábado é bem melhor. As pessoas estão mais tranquilas, com mais tempo para participar e cuidar da saúde”, disse Josie Santana.

A região voltará a ter uma ação especial nesta quarta, dia 28, das 9h às 13h, Dia Mundial Contra a Raiva. “Vamos promover uma ação voltada para a raiva animal. Profissionais do setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde e do Unifeso estarão imunizando os animais no PSF e também nas residências. Convidamos todos que têm um animal em casa para comparecer”, enfatizou a coordenadora do PSF Fonte Santa/Quinta Lebrão, Paula de Azevedo.

Fotos: Ascom/PMT e Sec. Saúde