Dia da Saúde atende Bonsucesso e região

Compartilhar:

Medição de pressão arterial, verificação de glicemia, vacinação contra hepatite e tétano, saúde bucal, orientações sobre combate ao mosquito aedes aegypti, confecção do cartão SUS e imunização de cães e gatos. Esses foram alguns dos serviços oferecidos de graça na ação ‘Dia da Saúde’, realizada no último sábado, 12, na Praça Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no interior do Município.

Promovido pela Prefeitura e o Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, o evento mobilizou funcionários da Secretaria de Saúde e alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Ciências Biológicas e de Veterinária.

O prefeito Mario Tricano conferiu os serviços, realizados pela primeira vez na zona rural. “Quero estar presente, na medida do possível, para saber como andam as atividades e também para fazer contato com a população de Teresópolis e saber suas necessidades”, pontuou Tricano.

Os moradores aproveitaram a oportunidade para colocar a saúde em dia. “É um ótimo trabalho, o interior precisa de ações assim”, disse Adriana dos Santos Granito. Ela levou a filha Nathaly, 11 anos, para ser atendida no serviço de saúde bucal. “Ela me ensinou coisa que eu nem sabia. Eu achei muito legal”, disse a menina.

O pedreiro Isaías Ribeiro também marcou presença. “Medi a pressão e tomei vacina contra hepatite. Muito bom”. O porteiro Olídio Jacinto dos Santos levou os cães para serem vacinados contra a raiva. “É bom para o pessoal se conscientizar e ficar atento, para todos saberem que o animal está sendo cuidado”, opinou.

Realizado em praça pública numa manhã de sábado, o Dia da Saúde foi ótima opção para quem não tem tempo de procurar um posto de saúde durante a semana. “A maioria dos moradores locais são lavradores, que não têm tempo para o cuidado regular com a saúde. Por isso uma ação social é muito bom para nossa comunidade”, destacou Ana Paula Leite de Oliveira, administradora do Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso.

Além dos serviços oferecidos, o público também recebe orientações sobre cuidados com a saúde. “Não basta só dar a medicação, tem que falar sobre as dietas para hipertensos e diabéticos, alertar sobre exames periódicos e orientar as pessoas para que tomem seus remédios”, explicou Reginaldo Felismino Guimarães, professor dos cursos de Medicina e de Enfermagem do Unifeso.

A população também contou com uma campanha de prevenção ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As orientações foram repassadas pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas.

“Essa é uma questão importante, porque a gente prevê que, com o verão e o aumento da temperatura, a multiplicação do mosquito vai se intensificar. Então, temos que alertar a população para que faça o papel de cidadania, que é ajudar a diminuir os focos de água parada e de reprodução do mosquito”, orientou o professor universitário Alexandre Braga.

Em breve, a Secretaria de Saúde divulgará os próximos locais que vão receber os serviços do ‘Dia da Saúde’. “Nos próximos dias faremos o calendário até do próximo ano, com a programação nos bairros. Nosso intuito é mostrar o comprometimento da Saúde com a população com esta iniciativa”, informou o secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio.

Aproveitando o evento, equipe da Secretaria Municipal de Planejamento divulgou o projeto ‘IPTU no Interior’, de cadastramento imobiliário. O objetivo é a regularização das novas construções para lançamento de IPTU. “É um trabalho que estamos fazendo na cidade e no interior. A proposta é melhorar a condição financeira da Prefeitura através do aumento da arrecadação, mas sem reajustar impostos. Isso para que possamos prestar mais serviços à população”, concluiu o prefeito Mario Tricano.

Fotos – Divulgação

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”343″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]