‘Dia D’ de mobilização da vacinação contra gripe acontece neste sábado (4/5)

Compartilhar:

Meta da campanha em Teresópolis é vacinar mais de 45 mil pessoas

Neste sábado (4/5), acontece o ‘Dia D’ de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Em Teresópolis, postos, unidades básicas de saúde e PSFs, da cidade e do interior, participam da ação, das 8h às 17h. Além disso, para o ‘Dia D’, serão montadas tendas para atendimento nas praças da Matriz de Santa Teresa, na Várzea; na Feirinha do Alto; e, no Parque Ermitage. A campanha começou no dia 10 de abril e vai até 31 de maio.

Em Teresópolis, o público-alvo da campanha é de 50.595 pessoas. A meta é imunizar, no mínimo, 90% do público-alvo. Até o momento, foram imunizadas 15.309 pessoas no município: idosos (7.500); crianças (2.398); trabalhadores de Saúde (2.723); gestantes (499); puérperas (111); professores (358); e grupo com doenças crônicas (1.720).

“A vacinação é de suma importância para se evitar a influenza que é uma doença viral aguda infecciosa e que evolui de uma forma muito ruim. É importante prevenir, antes que haja casos e que esses casos se espalhem”, orienta a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Daurema Docasar.

Vacinação domiciliar

Além da vacinação nos postos, unidades básicas de saúde e PSFs, da cidade e do interior, a Subsecretaria de Atenção Básica também realiza, por meio de equipes de profissionais da Saúde, imunização contra a gripe em pacientes acamados e domiciliados, ou seja, aqueles que não têm condições de se deslocar até uma das unidades para aplicação da vacina. Nesta quinta (2), o serviço foi prestado pela ESF (Estratégia de Saúde da Família) de Araras.

A Subsecretaria também está promovendo a campanha de imunização contra a influenza nas escolas. Nesta quinta (2), equipe do PSF de Pimenteiras foi até o Centro Educacional Beatriz Silva, na Barra, para realizar a vacinação na unidade municipal de ensino.

A vacinação estará disponível em todos os postos de saúde da cidade e serão montadas tendas para atendimento na Praça Santa Tereza, na Várzea, na Feirinha do Alto e no Parque Ermitage.

Foto: Divulgação