‘DEZEMBRO LARANJA’: MAIS DE 100 PESSOAS SÃO ATENDIDAS NA AÇÃO SOBRE CÂNCER DE PELE PROMOVIDA NO CENTRO DE SAÚDE DA VÁRZEA

Compartilhar:

A ação ‘Dezembro Laranja – Previna-se Contra o Câncer de Pele’ fez 105 atendimentos no Centro Estadual de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto, conhecido como CES da Várzea, nesta segunda (3/12). O objetivo é alertar a população sobre a doença. Foram distribuídos panfletos com orientações a respeito do tema e amostra de protetor solar.

A 3ª edição da ação contou com a avaliação dos médicos Marcia Cristina Cordeiro Ferreira, Maria Helena Galvão do Nascimento Menezes e Adaucto Hissa Ellian, dermatologistas da Unidade de Saúde.

Marcia Cristina Cordeiro Ferreira frisou a importância da participação da população na ação. “As campanhas existem há um tempo e é fundamental que as pessoas estejam presentes, sejam examinadas e tirem suas dúvidas. Essa campanha não visa somente o verão, as férias, quando as pessoas se expõem mais ao sol, mas também aos trabalhadores rurais, que em Teresópolis são em grande número. Por isso, para 2019, estamos planejando realizar a ação no interior também”, explicou a dermatologista.

A médica pontuou que o objetivo da campanha foi identificar casos novos; uma vez identificados, encaminhá-los para o tratamento adequado (em consultório ou cirúrgico); tirar dúvidas sobre sinais, como pintas, verrugas, e não sabem se precisam de algum tipo de tratamento para esses sinais.

A dermatologista Maria Helena Galvão Menezes também frisou a importância do rastreamento para detectar sinais que necessitam de cuidados. “Muitas vezes, o paciente vem para a consulta e te mostra algum sinal que não considera importante, porém ao avaliarmos, verificamos que esse sinal precisa de cuidados. Então, é interessante que as pessoas busquem o dermatologista para que seja feito esse rastreamento.”

Prevenção é fundamental

É extremamente importante evitar a exposição solar sem proteção adequada para prevenir o câncer de pele. Para isso, é necessário adotar uma série de hábitos, como o uso de filtro solar FPS (fator de proteção solar) no mínimo 30, diariamente. É importante reaplicar pelo menos mais duas vezes no dia e esperar 30 minutos após a aplicação para se expor ao sol. Além disso, evitar os momentos de maior insolação do dia (entre 10h e 16h) e ficar na sombra o máximo que puder. O uso de protetores físicos, como chapéus e camisetas, também é faz parte da prevenção.

Fotos: Jorge Maravilha