‘DEZEMBRO LARANJA’: CENTRO DE SAÚDE DA VÁRZEA PROMOVE AÇÃO PARA ALERTAR POPULAÇÃO SOBRE CÂNCER DE PELE

Compartilhar:

Com o objetivo de alertar a população sobre o câncer de pele, o Centro Estadual de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto, conhecido como CES da Várzea, promove, na próxima segunda (3/12), das 9h às 16h, uma ação de conscientização a respeito da doença, cuidados e prevenção. A atividade de prevenção ao câncer de pele integra a campanha ‘Dezembro Laranja – Previna-se Contra o Câncer de Pele’.

Quem estiver com feridas ou tiver pintas no corpo e tenha dúvidas sobre essas feridas ou sinais, deve comparecer ao CES para ser avaliado e receber orientações de como proceder, caso seja necessário. A avaliação será aberta ao público, sem a necessidade de encaminhamento médico. Haverá distribuição de amostras de protetor solar.

A iniciativa é da Drª Marcia Cristina Cordeiro Ferreira, dermatologista da Unidade de Saúde, e terá a participação dos médicos Dr. Adaucto Hissa Ellian e Drª Maria Helena Galvão do Nascimento Menezes, ambos dermatologistas, que também atendem no CES.

Câncer de Pele

O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população – cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. O câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele. O dermatologista está na linha de frente na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do problema.

O câncer de pele tem como principais fatores de risco: exposição solar (pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para câncer de pele); idade e sexo (o câncer de pele incide preferencialmente na idade adulta, a partir da quinta década de vida, uma vez que quanto mais avançada a idade maior é o tempo de exposição solar daquela pele); características da pele (pessoas com a pele, cabelos e olhos claros têm mais chances de sofrer câncer de pele, assim como aquelas que têm albinismo ou sardas pelo corpo e/ou pessoas com pintas ou manchas de tamanhos grandes também devem ficar atentas); entre outros fatores de risco.

Prevenção é fundamental

É extremamente importante evitar a exposição solar sem proteção adequada para prevenir o câncer de pele. Para isso, é necessário adotar uma série de hábitos, tais como o uso de filtro solar FPS (fator de proteção solar) no mínimo 30, diariamente. É preciso reaplicar pelo menos mais duas vezes no dia e esperar 30 minutos após a aplicação para se expor ao sol. Além disso, procurar evitar os momentos de maior insolação do dia (entre 10h e 16h) e ficar na sombra o máximo que puder. O uso de protetores físicos, como chapéus e camisetas, também faz parte da prevenção.

Serviço:

Evento: ‘Dezembro Laranja – Previna-se Contra o Câncer de Pele’
Local: CES – Centro Estadual de Saúde Armando Sá Couto
End.: Rua José Augusto da Costa, s/nº, Várzea
Data: 03/12/2018 (segunda-feira)
Horário: das 9h às 16h