Desenvolvimento Social faz abordagem de população de rua

A secretária de Desenvolvimento Social, Margareth Rosi, fez duas abordagens sociais nesta quarta-feira, 23, de pessoas em situação de rua. Na primeira, foi abordado um rapaz que estava dormindo na Praça Governador Portela, na Várzea. Na segunda, foi feito contato com um grupo que há dias se encontrava na Rodoviária. As ações foram acompanhadas por agentes da Guarda Civil Municipal.

“Nos dois casos, tivemos uma conversa de acolhimento com foco na reinserção familiar e as pessoas foram orientadas a procurar o Abrigo Municipal Dr. Sergio Fernandes, no Bom Retiro. A instituição é mantida pela Associação Beneficente Sopão, com colaboração da Prefeitura. Entretanto, por lei, o poder público não pode recolher essas pessoas contra a vontade delas”, explicou Margareth Rosi.

Em Teresópolis, a abordagem social da população em situação de rua é feita por equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, sempre com apoio da Guarda Civil Municipal. Inclusive, o órgão fez duas abordagens sociais no entorno da Rodoviária na última terça-feira, dia 22.

As pessoas são entrevistadas e as que aceitam o acolhimento são encaminhadas para o abrigo municipal, onde têm refeição e pernoite. O serviço é realizado com ou sem denúncias, seguindo diretrizes da legislação vigente. Após o acolhimento, é feito um trabalho de reinserção familiar dos indivíduos que aceitam a abordagem; e os que não são de Teresópolis, são encaminhados para o município de origem.

Fotos:  Divulgação