Defesa Civil e voluntários limpam calha no Caleme

Compartilhar:

Ação ajuda a evitar transbordamentos e reduz o risco para a comunidade

Agentes da Defesa Civil de Teresópolis e voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) do Caleme realizaram, nesta segunda-feira (7), a limpeza e a desobstrução da canaleta de drenagem no entorno da Pedra do Caleme.

“Observou-se que em uma das extremidades da calha havia uma grande obstrução, causando transbordo e consequentemente o encharcamento do solo, potencializando possíveis escorregamentos futuros. Por hora, o problema foi solucionado”, explicou o subsecretário de Defesa Civil, Coronel Albert de Andrade.

O trabalho foi realizado após uma vistoria da Defesa Civil de Teresópolis no local, a partir de informações de integrantes do NUDEC do bairro. Confirmada a obstrução da calha, construída para recolhimento das águas pluviais oriundas da superfície da montanha, quatro agentes da secretaria voltaram ao local nesta segunda-feira (7) para realizar a limpeza e desobstrução. O trabalho foi feito em conjunto com mais oito integrantes do Nudec.

Atualmente, Teresópolis conta com 25 NUDECs, na cidade e no interior, e mais de 800 pessoas treinadas em localidades consideradas de risco. Dessas, 474 formam os núcleos comunitários, importante apoio às comunidades e à Defesa Civil do município.

texto – Gisele Barreto