Defesa Civil debate as obrigações da Secretaria de Desenvolvimento Social em caso de desastres naturais

Dando continuidade às ações de mobilização do Plano de Contingência 2017-2018, a Secretaria de Defesa Civil vem realizando reuniões com os secretários municipais para definir, em conjunto, as obrigações de cada órgão envolvido em possíveis situações de emergência. O objetivo é apresentar respostas rápidas e articuladas visando à redução de prejuízos, o atendimento à população atingida e o salvamento de vidas em casos de desastres naturais.

“Nós passamos o ano preparando a população para agir no caso de um evento de maior magnitude. Isso aconteceu através dos cursos de formação de voluntários e com o pessoal dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil. Agora estamos mobilizando os órgãos municipais. Já estivemos com os representantes das secretarias de Governo, Saúde e de Educação”, informou o coronel Aníbal Ornelas, secretário de Defesa Civil.

Nesta quarta-feira, dia 27, o encontro de trabalho aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Social, com a secretária Carla Tricano. Questões como recebimento, estocagem e distribuição de doações, administração dos abrigos, triagem e encaminhamento das pessoas desalojadas e/ou desabrigadas foram alguns dos temas debatidos.

“Ainda sem data definida, a próxima reunião será realizada com a Secretaria de Esporte, responsável pela administração do Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão, unidade com grande potencial de apoio”, adianta o coronel Aníbal.

Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT